Pesquisas

Adubação na linha tem maior potencial produtivo no Cerrado, aponta pesquisa realizada pela Mosaic

Resultados mostram a diferença de rendimento entre adubação na linha e a lanço na cultura de soja


Publicado em: 18/04/2016 às 13:30hs

Adubação na linha tem maior potencial produtivo no Cerrado, aponta pesquisa realizada pela Mosaic

A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, realizou estudos técnicos na região de Itiquira, no Mato Grosso, a fim de identificar e comparar a efetividade e impacto entre as práticas de adubação na linha e a lanço nos índices de produtividades de lavouras de soja. O estudo foi realizado entre 2012 e 2015 e, durante este período, foram feitas pesquisas avaliando fertilizantes de plantio de soja e duas formas de aplicação para qualificar o rendimento dessa cultura em resposta às fontes de nutrientes e a forma de aplicação.

A utilização da adubação a lanço é fortemente presente nas práticas dos produtores rurais, porém, muitos questionamentos são gerados em relação à eficiência deste modelo quando comparado à adubação na linha de plantio. Enquanto defensores da adubação a lanço indicam o rendimento de plantio como maior vantagem, os defensores da aplicação de fertilizantes na linha de plantio demonstram maior eficiência agronômica do nutriente. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas para avaliar a eficiência dessas formas de aplicação do fertilizante e os resultados variam muito, mas dependem fortemente das condições de teor de fósforo no perfil do solo e do regime hídrico durante o ciclo da lavoura.

A Mosaic, que tem como compromisso oferecer a melhor recomendação de nutrição, vem realizando pesquisas que avaliam o rendimento da lavoura de soja nas diferentes formas de aplicação de fertilizantes em diversas regiões do país. Na maioria dos casos estudados, a produtividade da soja é maior quando o fertilizante é aplicado na linha de plantio. Três anos de pesquisa no MT, indicam que a produtividade da soja é 5,1 sacas/ha superior quando o fertilizante é aplicado na linha de plantio. Por outro lado, em anos sem déficit hídrico durante o ciclo da soja e solos corregidos, as diferenças são menores ou até inexistentes.

De acordo com Silvano Abreu, especialista agronômico da Mosaic, essa pesquisa contribui positivamente para a discussão sobre as duas formas de adubação. “A fertilidade do solo pode influenciar em até 60% a produtividade da lavoura, sendo que o manejo e aplicação corretos de nutrientes são fatores determinantes para alcançar resultados significativos”, complementa Abreu.

A adubação na linha também permite ao produtor do Cerrado mitigar riscos no declínio de produtividade em caso de seca, já que, aplicando-se o fósforo na linha de plantio, promove o crescimento das raízes para camadas mais profundas do solo, diminuindo o risco de estresse hídrico das lavouras em veranicos. “A forma de aplicar o fertilizante é realmente uma decisão do produtor. Avaliar a eficiência de plantio do seu sistema produtivo comparado a uma possível maior produtividade, mas com plantio mais demorado é a equação que cada um deles precisa resolver antes de definir qual forma de aplicação do fertilizante irá usar”, conclui Abreu.

Fonte: Edelman Significa

◄ Leia outras notícias