Publicado em: 14/02/2014 às 14:10hs
Em visita ao Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste, (Prodoeste - Projeto Eixo P8) no município de Pium, na manhã desta quarta-feira, 12, o especialista em meio ambiente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), John Horton, falou com entusiasmo sobre as ações do Programa. “Notamos que as atividades em andamento estão bem avançadas. Os estudos são exigências para avaliação dos aspectos sociais, econômicos e ambientais”, afirmou.
John Horton referiu ainda sobre os estudos sociológicos que estão sendo realizados na região com as famílias que serão impactadas. “É muito gratificante, percebermos o apoio unânime em querer a implantação deste projeto”, argumentou o especialista, acrescentando que será um programa de grande importância para o desenvolvimento da região de Pium.
Para o diretor da Unidade de Gerenciamento do Prodoeste (UGP - Seagro) José Inácio da Silva Filho, os estudos preliminares estão sendo cumpridos conforme determinam as normas do BID. “Estamos em contato diariamente com o Banco. E essa é uma das prioridades do Governo do Estado em zelar pela eficiência e responsabilidade com os recursos aplicados”, enfatizou.
Licitação
Segundo informações da UGP - Seagro, no próximo dia 18 de março encerra o prazo para as empresas apresentarem as qualificações técnicas necessárias para execução do Programa. Posteriormente, serão selecionadas as empresas habilitadas tecnicamente para participarem do certame.
Prodoeste
O valor inicial para implantação desta primeira etapa do Prodoeste – Projeto Eixo P8, foi assinado no valor de U$ 99 mi com o BID. Atualmente, estão sendo elaborados os projetos executivos da barragem e das elevatórias no Rio Pium, previstos para primeira etapa do projeto. Esta fase irá beneficiar 28 mil hectares com irrigação, com taxa de ocupação de 2,5 safras por ano, ampliando em duas vezes e meia a capacidade produtiva da região. O Programa ao final de sua implantação, beneficiará uma área de 300 mil hectares, que produzirá o equivalente a 700 mil há.
Encerramento
Nesta quinta-feira, 13, das 9h às 13h, os técnicos da UGP - Seagro e representantes do BID se reúnem para encerramento das ações em andamento e avalições finais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO
◄ Leia outras notícias