Publicado em: 16/08/2024 às 08:30hs
No dia 4 de setembro, Paracatu, localizada no Noroeste de Minas Gerais, será o palco do 1º Seminário Mineiro de Irrigação. O evento, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, busca incentivar a inovação, a sustentabilidade e a valorização da agricultura irrigada no estado.
Minas Gerais, conhecido por sua rica diversidade de recursos naturais e regiões aptas para a irrigação, oferece um cenário propício para este seminário. Com vagas limitadas, as inscrições para o evento podem ser realizadas através deste link.
Para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, o seminário ocorre em um momento estratégico. “Recentemente, o Governo do Estado aprovou uma legislação específica para a reservação de água nas propriedades. Com isso, os produtores poderão expandir a irrigação e adotar práticas mais sustentáveis. A participação de todos é crucial para a implementação dessa política agrícola, que tem o potencial de transformar a agropecuária em Minas Gerais”, afirma Fernandes.
O evento reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais do setor. Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar, destaca a relevância do seminário: “Este será um momento único para compartilhar as mais recentes inovações em tecnologias de irrigação, gestão de recursos hídricos e práticas de manejo. Promover um evento focado nesse tema é contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, oferecendo acesso a informações e tecnologias que podem otimizar a produção de forma sustentável e melhorar a qualidade de vida.”
Apesar de o seminário acontecer em Paracatu, que já é reconhecida como um polo nacional de irrigação, o convite é estendido a todo o estado de Minas Gerais. O objetivo é disseminar tecnologias de irrigação e promover o desenvolvimento agrícola e pecuário sustentável em diversas regiões.
Pitterfrancis Freisleben, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, justifica a escolha da cidade como sede do seminário: “Paracatu enfrenta desafios significativos relacionados à disponibilidade de água, tornando o tema da irrigação ainda mais relevante. Além disso, a cidade possui uma longa tradição na produção agrícola, garantindo a participação de produtores interessados nas temáticas abordadas.”
O seminário terá início às 8h e contará com uma palestra magna de Lineu Neiva Rodrigues, da Embrapa, sobre “Contribuições Socioeconômicas da Agricultura Irrigada”, que destacará os benefícios econômicos e sociais da irrigação para os municípios. A programação incluirá um painel sobre a Lei nº 24.931 de 2024, que estabelece a Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável, além de discussões sobre os desafios na gestão dos recursos hídricos e soluções para irrigação e reservação de água.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias