Outros

Pesquisa para tentar entender melhor o grão

Por ser uma cultura recente, a canola ainda carece de pesquisas que auxiliem no cultivo


Publicado em: 02/08/2013 às 19:10hs

Pesquisa para tentar entender melhor o grão

A publicação do zoneamento agrícola, em 2008, deu mais segurança ao produtor, mas novos trabalhos estão sendo desenvolvidos para aprimorar as informações. O zoneamento é elaborado para reduzir riscos relacionados ao clima e permite que cada município identifique a melhor época de plantio.

Aprovada com louvor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no início do mês, a tese de doutorado Parâmetros Bioclimáticos e Respostas da Canola ao Ambiente Físico, do professor Astor Nied, é um exemplo do esforço em ampliar os conhecimentos na área. Durante três anos, foram usadas diversas variedades de canola em testes, realizados em áreas da Embrapa Trigo, simulando diferentes condições meteorológicas.

– Essa foi uma pesquisa de cunho científico e que nos traz luzes para aplicações práticas, auxiliando a Embrapa a desenvolver novas técnicas de manejo – explica Homero Bergamaschi, professor da UFRGS.

Segundo Genei Dalmago, da Embrapa Trigo e um dos orientadores da pesquisa, o trabalho de Nied permitirá refinar as informações do zoneamento, mapeando com dados mais precisos todas as etapas de desenvolvimento. Entre os dados, por exemplo, está saber com exatidão o período de maior produção da planta. Com essa certeza é possível aprimorar a época de plantio.

– A pesquisa permitiu conhecer o processo de produção da canola. Só entendendo isso é que se pode compreender a influência de questões específicas que podem estar afetando a produtividade – explica Dalmago.

Fonte: Zero Hora

◄ Leia outras notícias