Publicado em: 20/12/2013 às 14:50hs
No ato, que começa às 14h ao lado da área industrial às margens da BR -472, na linha Rolador Alto, seu funcionamento e benefícios serão demonstrados pela empresa paulista fabricante do equipamento a agricultores, técnicos e lideranças locais.
Com o equipamento, os tradicionais herbicidas podem ser substituídos por choques elétricos de alta voltagem que atingem o sistema radicular das plantas daninhas e impedem a sua proliferação, uma vez que com a descarga elétrica o processo de fotossíntese é interrompido e, mesmo havendo períodos chuvosos, a planta daninha não terá condições de se recuperar, ou seja, um processo de controle eficiente e sem danos ambientais ou para a saúde humana. A máquina pode ser utilizada sempre antes da implantação de uma cultura.
Outra vantagem apontada por Paulo Kreutz, presidente da Unicooper, central de cooperativas que irá administrar o uso da máquina, é a possibilidade de utilizar um equipamento que não causa danos ao solo, ao meio ambiente e à saúde da população. Para a aquisição da máquina foram investidos R$ 250 mil e outros R$ 110 mil para a compra do trator. Os recursos são oriundos do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), com contrapartida da Prefeitura de Santo Cristo.
A máquina ficará sediada em Santo Cristo e poderá ser utilizada na região por produtores orgânicos ou com plantio convencional, sendo que para tanto, devem fazer contato com a Unicooper.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias