Publicado em: 04/05/2015 às 17:50hs
Os eventos integram ação conjunta entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e UFSJ, que visa à construção de um biossistema para a produção de biogás na Fazenda Experimental da EPAMIG Pitangui.
As palestras, gratuitas, são destinadas a produtores rurais, pesquisadores e estudantes. Na ocasião, o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Jorge Lucas Júnior, apresentará os vinibiodigestores como uma nova possibilidade de obtenção de energia renovável por meio do reaproveitamento de resíduos (fezes) de suínos, bovinos e aves.
Os vinibiodigestores foram desenvolvidos pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp e são equipamentos instalados em escavações que confinam os resíduos em ambiente sem oxigênio, acoplados por mantas de plástico PVC. Dentro do equipamento ocorre a decomposição e a fermentação da massa orgânica, que é transformada em gás metano, semelhante ao utilizado em cozinhas. Esse gás combustível pode ter diferentes aplicações, como aquecimento de caldeiras, galpões, refrigeração, iluminação, conjunto motogeradores de energia elétrica e motobobinas. Como resultado final deste processo, também é produzido uma sobra que pode ser usada como adubo biofertilizante nas plantações.
O pesquisador e professor do ITAC/EPAMIG Eduardo Correa destaca que a proposta desenvolvida na Fazenda Experimental de Pitangui é de baixo custo e pode beneficiar a agricultura familiar. “A utilização dos vinibidogestores representa um recurso eficiente para tratar os excrementos e melhorar a higiene e o padrão sanitário do meio rural. Além de substituir combustíveis como GLP e o óleo diesel, reduz a necessidade de lenha e preserva as matas", explica.
De acordo com o professor Eduardo, esse biossistema poderá servir também como espaço para aulas práticas sobre tratamento de resíduos, produção do biogás metano e fontes alternativas e ambientalmente corretas para a obtenção de fertilizantes naturais e energia limpa. “Além de ser um pequeno laboratório para pesquisas e estudos sobre qualidade microbiológica do resíduo”, conclui.
Interessados podem se inscrever através dos e-mails edujcorrea@gmail.com / aguiparreira@ufsj.edu.br ou pelos telefones (37) 9997-5771 / (37)3016-8161.
Fonte: EPAMIG
◄ Leia outras notícias