Outros

Dominando a tecnologia no campo

O grande desenvolvimento da agricultura no Brasil nas últimas décadas deve-se principalmente ao avanço da tecnologia


Publicado em: 09/10/2014 às 16:30hs

Dominando a tecnologia no campo

O grande desenvolvimento da agricultura no Brasil nas últimas décadas deve-se principalmente ao avanço da tecnologia, que possibilitou o emprego de máquinas com maior capacidade e qualidade operacional. Por um lado, ao substituírem a mão de obra, elas alcançam eficiência máxima no campo gerando aumento da produtividade e por outro, demandam conhecimento elevado dos operadores. Porém, a qualificação dos trabalhadores não acompanhou o rápido desenvolvimento tecnológico.

Para preencher esta lacuna, o Senar Minas promove o curso de Mecanização Agrícola com foco na Agricultura de Precisão. A grande demanda e o interesse por parte dos próprios agricultores resultaram no aumento da demanda pelo treinamento.

O módulo básico do curso tem duração de 40 horas e um dos principais intuitos é mostrar a importância da Agricultura de Precisão. Os participantes também são auxiliados quanto ao GPS, características e capitação dos tipos de sinais, modo de trabalho dos equipamentos, controles de aplicação e outros diversos assuntos relevantes à atividade.

Para o mobilizador da Capul (Cooperativa Agropecuária de Unaí), Geraldo Isidoro do Nascimento, os cursos oferecidos pelo Senar Minas é a oportunidade que os produtores têm para melhorar a qualificação dos operadores. “O maior desafio que temos enfrentado é a baixa escolaridade dos participantes. A metodologia de ensino adotada pelo Senar tem sido uma grande ferramenta para vencer este desafio, e assim, os resultados são cada vez melhores.”

O instrutor Wanderley Freire de Barros Filho esclarece que o domínio dessas novas tecnologias está atraindo profissionais cada vez mais jovens para o campo. “Devido à necessidade dos conhecimentos da computação, os jovens estão atuando mais nessa área profissional. Mesmo com os grandes benefícios gerados pela tecnologia, os mais velhos ficam mais resistentes”, conta.

Com as capacitações oferecidas pelo Senar, os avanços estão sendo notados em todas as regiões. Os resultados aparecem no aumento da produtividade, na redução dos desperdícios, na maior empregabilidade da mão de obra, na melhoria dos salários e no respeito ao meio ambiente. “A mão de obra treinada tem como resultado prático a sustentabilidade econômica, social e ambiental”, destaca o gerente regional do Senar em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Fonte: FAEMG faeng-agp

◄ Leia outras notícias