Publicado em: 16/08/2013 às 13:40hs
Com objetivo de qualificar os moradores da área rural e universalizar o conhecimento, a Santo Antônio Energia criou um curso de Informática Básica para agricultores dos reassentamentos Santa Rita e Morrinhos, ambos na margem direita do Rio Madeira e distantes cerca de 50 km da cidade de Porto Velho (RO). A nova turma começou no dia 12 de agosto.
O projeto faz parte do Plano de Ação Anual para o desenvolvimento das famílias realizado pela Santo Antônio Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, na capital de Rondônia. O programa conta com assessorias técnicas, sociais e ambientais feitas em parceria com a Emater. Os computadores foram doados pela empresa e o instrutor foi designado pela Secretaria Municipal de Educação.
O curso, que tem duração de 40 horas e 20 alunos por turma, tem como objetivo ajudar pessoas, como o agricultor José Felipe, de 59 anos, que sempre teve curiosidade em aprender a mexer no computador da família, mas não sabia nem ligá-lo. “Não existe idade para quem quer aprender alguma coisa”, declara.
Já para Jenifer Pinheiro, que tem 29 anos e é filha de agricultores do reassentamento, fazer o curso vai ajudá-la a se qualificar e conquistar um emprego melhor. “É bom aprender e eu quero ver se arranjo um emprego longe do sol da lavoura”, afirma Jenifer.
Santo Antônio Energia
É a empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina iniciou a geração comercial em 30 de março de 2012, nove meses antes do cronograma original e gerará, a partir de novembro de 2015, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O projeto é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).
Fonte: Assessoria Relações Institucionais Santo Antônio Energia
◄ Leia outras notícias