Publicado em: 28/08/2015 às 07:30hs
Com a constante modernização e a forte competitividade no mercado, as redes sociais fizeram com que o mundo corporativo se readequasse, criando novos conteúdos de informação e integração. Com a demanda dessa nova integração apareceram novas áreas na atuação empresarial, levando empresas a modificarem e criarem novas estratégias de marketing dentro do universo digital.
Antigos formatos de divulgação de campanhas são recriados por novos meios de propagar seus produtos, definindo novas ferramentas de marketing de relacionamento. Com a necessidade de movimentação dentro das redes sociais, fez-se emergir um potencial de relacionamento até então desconhecido no contexto virtual: a gameficação. Este termo é utilizado para designar os jogos em rede dispostos dentro de uma plataforma onde os jogadores realizam atividades propostas pelo fornecedor, promovendo uma interação constante com sua marca e produto.
Estes jogadores compartilham suas experiências com outros membros e amigos através das redes sociais e com esse novo tipo de ferramenta, a empresa direciona seu público e cria os “advogados de marca”, através de atividades que atendem expectativas tanto da empresa, quanto do seu consumidor.
O segredo do sucesso da técnica de gameficação é levar justamente a emoção dos jogos para a vida real, já que os jogos sempre estiveram presentes na humanidade, influenciando ou sendo influenciado no contexto e meio onde está inserido. A força da gameficação aliada aos recursos das redes sociais e de compartilhamento pode ser utilizada como um novo canal de relacionamento com o cliente através de uma dinâmica própria: a empresa atinge o público alvo de maneira eficiente, compartilhando informações e assim, atinge objetivos mútuos, criando influenciadores e divulgadores da marca.
A partir do conceito de gameficação, a Merial, líder em saúde animal, desenvolveu uma nova concepção de atrair seu público através da campanha Eu Que Vacino, ligada a vacinação nos incubatórios em aves, num ambiente digital, que completou 16 anos em 2015 e ganhou uma nova versão para tablets e smartphones, oferecendo uma abordagem lúdica e interativa. A campanha, que tem por objetivo incentivar as boas práticas e o aumento da eficácia da vacinação, passou por uma importante remodelação, no qual os participantes podem realizar postagens e interagir de maneira cada vez mais próxima, assumindo assim, um caráter de rede social.
O retorno para a empresa foi instantâneo, pois no primeiro dia a campanha recebeu mais de 50 posts, com comentários e publicações de imagens. Outro atrativo da Eu Que Vacino por meio da gameficação é que os participantes podem participar de atividades que acumulam pontos e, ao término da campanha os mais pontuados podem destravar benefícios, tudo no mundo virtual.
“Introduzir o conceito de gameficação em uma campanha tão vitoriosa e reconhecida como a EQV, nos possibilita atingir um número cada vez maior de participantes, interagindo de maneira divertida com conteúdos técnicos que fazem toda a diferença no dia a dia desses produtores.”enfatiza Eva Hunka, coordenadora de Marketing da Merial Avicultura e responsável pela Campanha Eu Que Vacino.
Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
◄ Leia outras notícias