Conectividade e Digital

PlantUP - plataforma de informações para tomada de decisões sobre cultivares reúne mais de 2,6 mil agricultores

Visitantes do 21º Congresso Brasileiro de Sementes puderam conhecer mais sobre os benefícios da plataforma PlantUP, que tem cadastrados mais de 17,6 milhões de hectares cultivados com grãos


Publicado em: 20/09/2022 às 15:20hs

PlantUP - plataforma de informações para tomada de decisões sobre cultivares reúne mais de 2,6 mil agricultores

A digitalização da atividade agrícola tem sido empregada por produtores em todo o mundo. A última pesquisa da consultoria McKinsey&Company intitulada ‘A mente do agricultor brasileiro’ com 5,6 mil agricultores de nove países mostra que o Brasil, com 2 mil respondentes, desponta na utilização de tecnologias no campo. Os agricultores brasileiros não são somente os que utilizam técnicas mais sustentáveis, como plantio direto (80%) e controle biológico (60%), ou os que usam meios digitais em sua jornada de compra (71%), mas também são pioneiros na adoção de tecnologias agrícolas para suas operações (50%). 

São soluções como o PlantUP, plataforma gratuita digital com informações segmentadas de propriedades. Nela o agricultor consegue descobrir as cultivares mais produtivas, a melhor época de plantio, população e tipo de solo para cada uma delas. A solução também possibilita ao agricultor descobrir as cultivares mais promissoras, observar sua posição no ranking de produtores da região e comparar o mix com o mais produtivo, mantendo todo o histórico de safra organizado por talhão.

Atualmente mais de 17,6 milhões de hectares estão cadastrados na plataforma, sendo 13,9 milhões de hectares de soja, 3,2 milhões de milho e mais de 470 mil de algodão. São 2.648 agricultores de 552 municípios em 20 Estados do Brasil e do Paraguai.

Controle produtivo das áreas

O PlantUP foi tema de uma palestra no 21º Congresso Brasileiro de Sementes. Durante a apresentação “PlantUP: como aumentar a produtividade no campo” o palestrante Marcus Mastelaro, Product Owner (P.O.) do PlantUP, além de apresentar o cenário agrícola brasileiro, falou sobre o que é necessário fazer para ser mais produtivo. A edição deste ano do congresso aconteceu em Curitiba (PR), entre os dias 12 e 15 de setembro.

“Percebemos algumas necessidades do produtor em escolher qual a melhor cultivar e gerenciar melhor seus resultados. Com esses dados em mãos o agricultor consegue ter informações para aumentar a sua produtividade. O PlantUP é uma plataforma simples, de alto impacto que possibilita o produtor fazer comparativo de produtividade e observar o que pode ser melhorado”, explica Mastelaro.

A solução está disponível para agricultores de soja, milho e algodão, independentemente do tamanho da propriedade e do nível de tecnologia aplicada. Para saber mais e ter acesso à plataforma PlantUP, acesse: meuplantup.com. Também é possível baixar um aplicativo para facilitar o input de dados na App Store e no Google Play.

A Plataforma PlantUP está em constante evolução, inclusive já estão sendo desenvolvidos modelos de Machine Learning para prescrição das melhores soluções para o agricultor.

Fonte: Grupo ATTO

◄ Leia outras notícias