Publicado em: 09/05/2024 às 07:30hs
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) apresentaram o PGT Campo, um novo aplicativo para cadastro e supervisão ocupacional de famílias no âmbito da reforma agrária. A ferramenta, que substitui o antigo Titula Brasil, promete agilizar processos, melhorar a eficiência na coleta de dados e permitir a indicação de municípios de preferência para assentamentos. Essa inovação faz parte do programa "Terra da Gente", que tem como meta incluir 295 mil famílias no Programa Nacional de Reforma Agrária entre 2023 e 2026.
Segundo Rodolfo Martins, gerente de soluções digitais fundiárias do Serpro, o novo aplicativo passou por uma significativa atualização tecnológica para aumentar a confiabilidade e reduzir o tempo de resposta. "Estamos em mais uma etapa da transformação digital do Incra, atendendo a importantes demandas da autarquia", explica Vladimir Silva de Lima, assessor da presidência do Incra.
O programa "Terra da Gente" visa ampliar a obtenção de terras para a inclusão de famílias no Programa Nacional de Reforma Agrária, além de regularizar mais de 140 mil famílias que já ocupam assentamentos existentes. O objetivo é resolver conflitos agrários de longa data, promover a paz no campo e contribuir para a oferta de alimentos saudáveis para a população.
Para utilizar o PGT Campo, é necessário desinstalar o antigo Titula Brasil, mesmo que tenha sido atualizado automaticamente. Para baixar o novo aplicativo, o usuário deve acessar pgtcampo-incra.serpro.gov.br, fazer login com sua conta Gov.br e clicar no ícone do celular na parte superior da página, escolhendo a versão para Android ou iOS.
O ambiente web do PGT Campo também oferece novidades. Uma delas é a criação de um "card" específico para o plano de cadastro de famílias, que permite cadastrar a área de interesse com o código CTCA para áreas de conflito ou com a identificação do território para territórios quilombolas. O novo aplicativo também simplifica o processo para elaboração dos planos de reforma agrária.
Com o PGT Campo, o Incra e o Serpro pretendem acelerar os processos de regularização fundiária, beneficiando milhares de famílias e proporcionando um caminho mais ágil e eficiente para a reforma agrária no Brasil.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias