Conectividade e Digital

Desafio de startups da Belgo Bekaert busca soluções tecnológicas para centralização de dados no manejo de bovinos criados a pasto

Inscrições para o desafio podem ser feitas pelo site do Silo Hub até o dia 15 de maio


Publicado em: 17/05/2022 às 08:00hs

Desafio de startups da Belgo Bekaert busca soluções tecnológicas para centralização de dados no manejo de bovinos criados a pasto

Aliar o uso de tecnologias ao conhecimento prático dos produtores rurais, centralizando dados de manejo de bovinos a pasto de maneira acessível e intuitiva e auxiliando na tomada de decisões. Esse é o desafio proposto pela Belgo Bekaert a startups brasileiras no Silo Hub. Criado pela Embrapa Gado de Leite e Neo Ventures, o projeto prioriza a busca de soluções para desafios do agronegócio por meio da inovação aberta, conectando empresas e iniciativas com foco em tecnologia digital. O regulamento está disponível e as inscrições estão abertas pelo site: http://silohub.com.br/. O prazo vai até o dia 15 de maio.

O desafio da Belgo Bekaert decorre de reflexões sobre a tomada de decisões no campo que, geralmente, é feita de forma intuitiva, sem documentação e centralização das informações do rebanho. "Nesse contexto, buscamos soluções capazes de realizar o levantamento dos dados em sistemas de criação de bovinos criados a pasto como, por exemplo, estresse térmico e manejo sanitário, geolocalização dos animais, entre outros. É essencial que as ideias sejam intuitivas e acessíveis aos pecuaristas para que, dessa maneira, sejam vistas como um recurso essencial para auxiliar na tomada de decisão e melhorar os ganhos", explica Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo.

O uso de tecnologias no campo é essencial para alavancar a produtividade. O propósito da Belgo é contribuir para o aumento da produção de alimentos de qualidade e seguros para os consumidores. "Para isso, torna-se indispensável o investimento em inovação, buscando soluções para aumentar a renda no campo, com melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais e contribuição para a saúde e o bem-estar animal", diz Vianna.

A avaliação e a seleção das propostas levam em consideração principalmente a aderência com os desafios. As startups selecionadas contarão com a possibilidade de investimento para desenvolvimento da prova de conceito (POC), além do apoio da equipe do Silo Hub, visitas técnicas, profissionalização da gestão e crescimento.

O Silo – Inovação Aberta é parceria da Embrapa Gado de Leite com Microsoft, TIM Brasil, Belgo Bekaert, Nestlé do Brasil, IS Brasil, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a aceleradora corporativa Neo Ventures.

Fonte: Texto Comunicação

◄ Leia outras notícias