Publicado em: 25/07/2025 às 13:30hs
Em meio ao recorde de incêndios que afetou o setor sucroenergético em 2024, a bp bioenergy, líder no mercado brasileiro de açúcar, etanol e bioeletricidade, apresenta resultados expressivos no combate a esse problema em São Paulo. Entre 2019 e 2024, a companhia registrou uma queda de 59% nos incêndios nas áreas próximas às suas unidades de Guariroba (Pontes Gestal), Moema (Orindiúva) e Ouroeste (município homônimo).
Considerando todas as 11 unidades da bp bioenergy em cinco estados, a redução nos incêndios alcançou 46,5% no mesmo período. Além disso, houve uma diminuição de 66% no tempo médio de resposta às ocorrências, reforçando a eficácia das ações implementadas pela empresa.
Os resultados são fruto do Programa Brigada 4.0, criado em 2019 para prevenir, detectar e combater incêndios de forma rápida, inteligente e integrada. O programa prioriza a proteção de vidas, a preservação ambiental e a continuidade das operações. Para isso, a bp bioenergy já investiu mais de R$ 80 milhões em equipamentos, treinamentos, práticas preventivas e tecnologia.
Uma das inovações do programa é a parceria com a TIM, que levou conectividade 4G a 3 milhões de hectares, por meio da instalação de 98 torres nas regiões de atuação da empresa. Essa infraestrutura possibilita o uso de sistemas de ponta, como o Pantera — uma solução de inteligência artificial da startup brasileira umgrauemeio.
O Pantera opera com câmeras térmicas de alta definição instaladas em torres nas 11 unidades, identificando focos de incêndio em segundos. O sistema ainda utiliza dados de satélite para prever condições favoráveis a incêndios e integra o GPS da frota de combate, facilitando a rápida localização e acionamento das equipes mais próximas.
Todas as informações são centralizadas no SmartHub, em São José do Rio Preto (SP), que monitora 24 horas por dia as atividades no campo, do plantio à colheita. Essa central possibilita o acionamento imediato das brigadas, reduzindo o tempo de resposta e minimizando impactos ambientais e operacionais.
O Programa Brigada 4.0 conta com uma frota composta por 97 caminhões-bombeiro com jatos automatizados, 16 caminhões-pipa, 12 caminhões-tanque e mais de 1.050 brigadistas treinados. Além disso, campanhas de conscientização são realizadas junto a colaboradores e comunidades locais, especialmente nos meses mais secos.
“O compromisso da bp bioenergy vai além do combate a incêndios, visando antecipar riscos, proteger vidas e atuar com responsabilidade ambiental,” afirma Bremm, diretor agrícola. Ele ressalta que o cenário desafiador de 2024 foi enfrentado com preparo e visão de longo prazo, consolidando a Brigada 4.0 como um pilar fundamental da operação da empresa.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias