Biotecnologia

Produção in vitro de embriões bovinos é tema de curso promovido pela Embrapa

Estão sendo oferecidas seis (6) vagas para profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Biotecnologia e Biologia, entre outras


Publicado em: 11/09/2014 às 15:50hs

Produção in vitro de embriões bovinos é tema de curso promovido pela Embrapa

Estão sendo oferecidas seis (6) vagas para profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Biotecnologia e Biologia, entre outras. Por isso, garanta logo a sua inscrição pelo endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2014/curso_EmbrioesBovinos.html

Já estão abertas as inscrições para o “II Curso de Produção In Vitro de Embriões Bovinos”, que acontece no período de 24 de novembro a 02 de dezembro de 2014, no Campo Experimental da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF. O objetivo é capacitar profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Biotecnologia, Biologia e outras afins na técnica de produção in vitro de embriões bovinos, a partir de conhecimentos práticos e teóricos sobre os procedimentos de maturação ovocitária, fecundação in vitro e cultivo embrionário in vitro. Estão sendo oferecidas seis vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro.

A Biotecnologia e sua importância para a pecuária brasileira

O Brasil tem na pecuária um de seus principais alicerces econômicos, representando ganhos superiores a R$ 55 bilhões por ano. Hoje, o País possui o segundo maior rebanho comercial do mundo com 247,2 milhões de cabeças de gado. A década de 2000 consolidou o Brasil como potência na produção e exportação de carne bovina. O uso de tecnologia aplicada à pecuária tem sido fundamental para garantir esses bons resultados.

A biotecnologia despontou no cenário nacional como uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento da pecuária, a partir do melhoramento genético do rebanho brasileiro. A Embrapa vem investindo no desenvolvimento de técnicas biotecnológicas para estudos de reprodução animal desde a década de 80, com o objetivo de melhorar a eficiência da produção de carne e leite. Várias tecnologias vêm sendo dominadas ao longo dos anos e repassadas ao setor produtivo, como: inseminação artificial; transferência, bipartição e sexagem (definição do sexo dos embriões antes do nascimento) de embriões e fecundação in vitro (FIV).

A produção in vitro de embriões bovinos é uma das ferramentas de destaque nos programas de melhoramento genético animal, pois, além de sua relevância para estudos biotecnológicos possui importância comercial. O Brasil ocupa hoje posição de destaque no cenário mundial, sendo responsável por quase 50% da produção mundial de embriões in vitro.

O curso: aulas práticas e teóricas

A coordenação técnica do curso é da pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Margot Alves Nunes Dode, e o conteúdo programático inclui aulas teóricas e práticas sobre: conceitos gerais da fisiologia ovariana bovina (ovogênese e foliculogênese); noções gerais da produção in vitro de embriões; maturação ovocitária; conceitos básicos da fecundação; métodos para obtenção de espermatozóides viáveis para a fecundação in vitro; seleção de espermatozóides sexados; seleção de ovócitos; maturação in vitro, preparação de espermatozóides, fecundação in vitro; cultivo embrionário; criopreservação de ovócitos e embriões produzidos in vitro; preparação de espermatozóides; avaliação de embriões e criopreservação, entre outros tópicos.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de novembro e podem ser feitas na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pelo endereço: https://www.embrapa.br/busca-de-eventos/-/evento/139381/producao-in-vitro-de-embrioes-bovinos

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br.

 

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Produção in vitro de embriões bovinos

◄ Leia outras notícias