Biotecnologia

Milho Bt reduz inseticidas em quase 80% no Vietnã

A quantidade média de ingrediente ativo do herbicida aplicado à área de cultivo OGM foi 26% menor


Publicado em: 07/10/2020 às 17:40hs

Milho Bt reduz inseticidas em quase 80% no Vietnã

O milho Bt, um organismo geneticamente modificado (OMG) resistente a insetos aumentou a produtividade das safras em mais de 30% e reduziu o uso de inseticidas em 78% no Vietnã, segundo estudo financiado pela Croplife Asia e pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã.  

“Foi amplamente baseado em uma pesquisa com agricultores realizada em 2018–19. As variedades OGMs superaram as variedades convencionais em termos de rendimento em + 30,4% (+ 15,2% se a comparação de rendimento for apenas com as variedades convencionais equivalentes de desempenho mais próximo) e reduziram o custo de produção entre US$ 26,47 por ha e US$ 31,30 por há", dizem os pesquisadores Graham Brooks, da PG Economics, do Reino Unido, e Tran Xuan Dinh, do Ministério anteriormente citado. 

Além disso, a quantidade média de ingrediente ativo do herbicida aplicado à área de cultivo OGM foi 26% menor (1. 66 kg por ha) do que o valor médio da área de milho convencional (2,26 kg / ia por ha) e em termos de impacto ambiental associado ao uso de herbicida, medido pelo indicador Quociente de Impacto Ambiental (EIQ), foi menor 36% do que o valor médio aplicável à área de milho convencional. Os inseticidas foram usados em uma área de cultivo OGM significativamente menor e, quando usados, em quantidades menores. 

“A quantidade média de inseticida aplicada à cultura do milho OGM foi significativamente menor em 78% (0,08 kg / ia por ha) do que o valor médio para a área de milho convencional (0,36 kg / ia por ha) e em termos de impacto ambiental associado do uso de inseticida, medido pelo indicador EIQ, também foi inferior em 77% ao valor médio do milho convencional (14,06 por ha). 26 kg / ia por ha) e em termos de impacto ambiental associado ao uso do herbicida, medido pelo indicador Quociente de Impacto Ambiental (EIQ), foi 36% inferior ao valor médio aplicável à área de milho convencional”, concluem. 

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias