Publicado em: 14/08/2014 às 13:30hs
O prazo para desconto nas inscrições do III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (III CBRG) foi prorrogado para o dia 18 de agosto de 2014. A data para envio de resumos também foi adiada para o dia 29 de agosto de 2014. Ambos podem ser feitos no site do evento (www.cbrg.net.br). O III CBRG, promovido pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) no período de 18 a 21 de novembro de 2014, em Santos, SP, vai reunir pesquisadores, estudantes e outros profissionais que atuam em áreas relacionadas a recursos genéticos de plantas, animais e microrganismos do Brasil e do exterior.
Os trabalhos inscritos concorrerão a dois prêmios: “Melhores Teses ou Dissertações em Recursos Genéticos”, que selecionará as três melhores teses de doutorado ou dissertações de mestrado defendidas e aprovadas nos últimos cinco anos sobre recursos genéticos e “Melhor Trabalho em Recursos Genéticos”, que vai premiar os três melhores trabalhos na área da conservação in situ/on farm de recursos genéticos, com base na sua contribuição efetiva para o avanço da pesquisa. Ambos envolvem trabalhos com plantas, animais e microrganismos e premiarão o primeiro lugar de cada categoria com um valor de R$ 1.000, 00 (mil reais) e os segundos e terceiros lugares com diplomas.
Durante o III CBRG, haverá ainda uma homenagem da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos a profissionais que se destacaram na carreira e contribuíram com a conservação, caracterização, avaliação e uso de recursos genéticos. Os homenageados serão definidos pela comunidade científica, que pode indicar nomes por um link específico no site do evento. Informações sobre os dois prêmios e a homenagem estão disponíveis no endereço: http://www.cbrg.net.br/premios.html
III CBRG vai reunir palestrantes do Brasil e do exterior em uma programação interativa e dinâmica
Segundo o presidente da SBRG e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcos Gimenes, a programação do Congresso foi elaborada para compreender todas as atividades relacionadas a recursos genéticos, incluindo: coleta, conservação, caracterização, avaliação, documentação e uso em plantas, animais e microrganismos.
Além disso, foi planejada para ser interativa e dinâmica, Por isso, vai contar com três eventos transversais (mesas redondas e palestras) às três áreas e 38 específicos (palestras, painéis, mesas redondas, workshops) a cada uma delas, sendo 12 da área de microrganismos, 12 da área animal e 14 da área vegetal. Também serão realizados seis minicursos, sendo um relacionado a microrganismos, dois a animais e três a vegetais.
Para garantir uma programação de alto nível técnico científico, o III CBRG vai contar com a participação de 142 palestrantes, sendo 115 brasileiros (47 do estado de São Paulo e 68 de outros estados) e 27 estrangeiros. Os brasileiros representam universidades, empresas e institutos de pesquisa agropecuária atuantes na conservação e uso de recursos genéticos no País, como por exemplo: Universidade Estadual Paulista (Unesp); Escola Superior Luiz de Queiroz (ESALQ); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);Universidade Federal de São Carlos; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de Viçosa; Instituto Agronômico de Campinas (IAC); Instituto Agronômico do Paraná; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Os palestrantes internacionais pertencem a instituições com ampla experiência em diferentes aspectos relacionados à conservação e uso de recursos genéticos, como: Bioversity International; Smithsonian Conservation Biology Institute (EUA) e o Banco de Sementes do Milênio do Royal Botanic Garden (Reino Unido), entre outras.
Congresso vai divulgar a importância dos recursos genéticos para a sociedade brasileira
O Congresso é realizado a cada dois anos com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências nas áreas de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos. Mas, para Gimenes, é também um foro privilegiado para divulgar a importância dos recursos genéticos para a sociedade brasileira.
Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo. Conhecer, conservar e usar corretamente os recursos genéticos é fundamental para garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras.
O I Congresso foi realizado em Salvador, BA, em 2010, e reuniu mais de 800 pessoas. O II aconteceu em 2012, em Belém, PA, e contou com a apresentação de mais de 600 trabalhos científicos.
Para o terceiro, que acontece este ano, os organizadores esperam uma participação ainda mais efetiva e interativa. “Para isso, foi disponibilizado um espaço online para que as pessoas participassem diretamente da elaboração da programação científica do evento”, explica o presidente da SBRG.
Os recursos genéticos constituem a base da alimentação humana, mas é preciso que a sociedade brasileira entenda melhor o significado dessas pesquisas para que possa se tornar uma aliada na sua conservação e uso sustentável no país. Por isso, a popularização deste tema é um dos principais objetivos do evento, como afirma Gimenes: “é importante que as discussões sobre recursos genéticos extravasem os muros das universidades e das instituições científicas e passem a fazer parte do dia-a-dia dos cidadãos”.
Além do site do III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (www.cbrg.net.br), mais informações sobre o evento estão disponíveis na página da SBRG (www.recursosgeneticos.org) e no Facebook www.facebook.com/recursosgeneticos.
Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
◄ Leia outras notícias