Biotecnologia

Empaer apresenta produção de bananas in vitro

Pesquisadores, produtores, estudantes e participantes do XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, visitam amanhã, as instalações do laboratório de Cultura de Tecidos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer)


Publicado em: 26/08/2014 às 13:30hs

Empaer apresenta produção de bananas in vitro

Pesquisadores, produtores, estudantes e participantes do XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, que acontece pela primeira vez em Cuiabá, entre os dias 24 e 29, visitam amanhã, as instalações do laboratório de Cultura de Tecidos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Para verificar a multiplicação de mudas de bananeira da variedade farta velhaco, mais conhecida como banana da terra. Elas são produzidas in vitro e livres de doenças, pragas, resistentes a Sigatoka Negra e ao Mal do Panamá e com a vantagem de produzir até 40% a mais que as plantas convencionais.

O pesquisador e coordenador do laboratório de Cultura de Tecidos, Gustavo Alves Pereira, explica que o trabalho de pesquisa é inédito no Estado de Mato Grosso e pretende apresentar resultados para o produtor rural no final de 2015. Ele destaca que métodos de propagação e produção de mudas in vitro, vem sendo desenvolvidos e aperfeiçoados para elevar a taxa de multiplicação em curto espaço de tempo e melhorar a qualidade das mudas.

Conforme Gustavo, 80% dos bananais do Vale do Rio Cuiabá foram dizimados devido ao plantio de mudas propagadas pelo método tradicional (rizoma), que transmitem doenças e pragas para novas áreas. Com a micropropagação será possível obter mudas de qualidade e a introdução de variedades resistentes. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) com a finalidade de oferecer mudas de bananeira de qualidade.