Publicado em: 08/05/2015 às 08:20hs
Mas hoje, com os instrumentos da Agricultura de Precisão (AP), o produtor já não corre o risco de jogar dinheiro fora. A AP indica de maneira exata, onde, qual e quanto insumo usar em cada pequena área da propriedade para que a colheita seja mais farta.
Grande ou pequeno, todo produtor pode ter acesso à AP e aplicar seus princípios. E para que o conhecimento sobre essa tecnologia, relativamente nova, chegue ao maior número de produtores goianos, o portal de educação a distância do Senar Goiás acaba de lançar um novo programa sobre o tema. O programa é composto por sete diferentes cursos. O primeiro deles Introdução à Agricultura de Precisão já está sendo oferecido. As matrículas podem ser feitas no site http://ead.senargo.org.br/.
Cultivo inteligente
Voltado especialmente para produtores e trabalhadores rurais, prestadores de serviço e parceiros do setor, o Programa de Agricultura de Precisão do EAD Senar Goiás, oferece aos participantes uma série de informações sobre as novas tecnologias que podem ser implantadas por todos para reduzir custos e aumentar a produtividade. Engenheira agrônoma e tutora do programa, Juliana Lourenço Guimarães observa que são tecnologias para tornar o cultivo mais inteligente, aumentando a eficiência técnica e econômica, assim como a sustentabilidade ambiental no campo.
O curso de abertura ensina, por exemplo, a evolução das técnicas de amostragem do solo para identificação das variabilidades existentes no campo. Como explica Juliana, na agricultura convencional, a análise do solo é feita a partir da média geral de toda a área da propriedade, enquanto na Agricultura de Precisão, o terreno é dividido em várias subáreas e, dentro de cada uma delas, se colhe diversas amostras do solo. “Então você vai ter um mapa bem detalhado da fertilidade do terreno e, com isso, aplicar em cada parte dele só a quantidade necessária de corretivos e fertilizantes para corrigir os eventuais problemas. É uma medida que proporciona maior racionalidade no uso de recursos e resulta em mais eficiência e mais retorno financeiro no agronegócio”.
Linguagem simples
Gratuitos e na modalidade a distância, os cursos do EAD Senar Goiás têm ainda outra vantagem. Sua linguagem simples é facilmente assimilada mesmo por quem não tem conhecimento prévio sobre o tema. Além disso, os sete cursos do programa são independentes, o participante pode escolher apenas um deles. Para facilitar o aprendizado, o curso de introdução está dividido em seis módulos, somando 18 horas/aula: Informática na Agricultura; Variabilidade espacial e temporal no campo; Sistema global de navegação por satélite; Sensores mais utilizados na agricultura; Técnicas de Amostragem e Mapas de Variabilidade.
Mais informações: http://ead.senargo.org.br/
Fonte: SENAR GO
◄ Leia outras notícias