Agricultura Precisão

Inovação na floresta maximiza resultados com menos perda de tempo em produção

Em testes desde 2012, o objetivo é utilizar a aeronave para aumentar o controle de qualidade florestal


Publicado em: 11/06/2015 às 12:50hs

Inovação na floresta maximiza resultados com menos perda de tempo em produção

Compartilhando testes e resultados o Gerente de Silvicultura da Fibria, Tomás Balistiero apresentou durante o Inova - 1° Simpósio lnternacional sobre lnovação, lnteligência e Tecnologia para Florestas, realizado durante a Três Lagoas Florestal, a forma em que a Fibria vem percebendo bons resultados com o Veículo Aéreo não Tripulado (Vant)

Em testes desde 2012, o objetivo é utilizar a aeronave para aumentar o controle de qualidade florestal, monitoramento ambiental das áreas de conservação, ou seja, áreas de preservação ambiental. O uso dos Vant faz parte do Programa Floresta do Futuro desenvolvido pela empresa.

FLORESTAL De acordo com o gerente com as fotos tiradas pelo VANT é possível monitorar o crescimento das florestas de eucalipto e matas nativas, verificar se o plantio foi realizado de acordo com o planejado, quantificar o volume de madeira por área, além de identificar a presença de ervas daninhas e resíduos de madeira resultantes da colheita, entre outros dados.

“Temos uma priorização em mecanização, mas não apenas tecnologia, mas sim saber interpretar dados, e usar as informações captadas da maneira correta para otimizar o sistema, porque hoje o maior prejuízo do setor florestal está em perda de tempo pela dispersão das atividades”, comenta.

Todos esses dados gerados pelo monitoramento por Drones são fundamentais no apoio à tomada de decisão da equipe de Operações Florestais em caso de erros ou desvios no processo de plantio e colheita, além de ajudar na análise topográfica.

Para monitoramento das atividades realizadas é necessário falar da importância do Cadastro e Geoprocessamento da Fibria, que coordena o monitoramento topográfico das áreas da empresa. Além disso, o VANT pode ser utilizado em outras atividades da empresa, como o monitoramento de áreas com ocorrências de fogo e vento.

Embora os drones sejam a resposta para a Floresta do Futuro e minimização de custos eles ainda não são autorizados por lei e portanto são utilizados apenas em fase experimental. Atualmente nas propriedades da Fibra em Três Lagoas são 224 mil hectares de plantio, para essa quantidade de floresta Tomás afirma que seriam poucos Vant porque eles podem sobrevoar grandes distancias.

Curiosidades sobre o VANT - Pode monitorar a qualidade da floresta, os plantios, acerto de áreas, crescimento das florestas de eucalipto e matas nativas. - Pode voar até 300 m de altura em relação ao solo. - Tira em média 400 fotos por voo. - As imagens tiradas a 150 m de altura dão detalhamento de área até 5 cm do solo. - Já foi utilizado em levantamentos militares no Iraque e nos EUA. Já foram feitos mais de 150 voos na Unidade Jacareí (SP).

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias
/* */ --