Publicado em: 12/09/2023 às 14:00hs
O plantio é um ponto crítico no cultivo da Alfafa. Nesse caso, está definido 70% do futuro da produção de forragem. Por isso, uma equipe de pesquisa interdisciplinar do Instituto Nacional de Tecnologia Aplicada (INTA) da Argentina, em conjunto com a empresa Vistaguay desenvolveu um modelo de estimativa da qualidade da semeadura e da cobertura no cultivo da alfafa, principal forrageira do país.
Fernando Miguel Scaramuzza -pesquisador e especialista em agricultura de precisão do INTA Manfredi destacou: “O modelo é baseado em agricultura de precisão e ferramentas de agricultura digital que permitirão o desenvolvimento, validação e geração de conhecimento de alto impacto com tecnologia inovadora e inédita para o cultivo de alfafa”.
Até o momento, as metodologias manuais existentes para avaliação da qualidade do plantio e da cobertura demandam tempo, esforço e um grande número de repetições que muitas vezes acabam não sendo realizadas. Os benefícios de incorporar tecnologias de processo sem incorrer em custo econômico impactam positivamente na qualidade do plantio e, consequentemente, nas produções futuras.
“Os drones permitem explorar e coletar grandes volumes de dados e avaliar a cobertura das culturas em diferentes momentos e em maior escala, com alta resolução espacial. A plataforma facilita o processo de coleta de dados, o processamento de informações e se mostra como uma ferramenta simples para os usuários que tomam decisões”, explicou Scaramuzza.
E acrescentou: “O produto deste desenvolvimento permitirá aos usuários ajustar e redesenhar cenários de produção. Da mesma forma, será uma ferramenta útil para o melhoramento genético e ensaios em rede, o que permitirá a recolha de informação de qualidade e quantidade de diferentes regiões do país”.
Fonte: Agrolink
◄ Leia outras notícias