Agricultura Precisão

Arvus integra computador de bordo e piloto automático com foco no setor sucroenergético

A Arvus, uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para agricultura de precisão, está voltando suas atenções para o segmento sucroenergético, em plena expansão no país


Publicado em: 25/07/2012 às 07:30hs

Arvus integra computador de bordo e piloto automático com foco no setor sucroenergético

Com o objetivo de oferecer maior controle das atividades e acompanhamento da produção, a empresa está lançando uma linha de computadores de bordo integrados ao sistema de piloto automático, voltada especialmente para os produtores de cana-de-açúcar.

A linha Titanium permite ao produtor gerenciar a produtividade da sua frota e de sua equipe, classificando os tempos de parada e integrando informações com o ERP do cliente. A Arvus inova ao unir o piloto automático -  sistema que controla a trajetória de máquinas como tratores e colhedoras, aumentando sua produtividade e reduzindo falhas humanas que podem interferir na qualidade das operações - ao computador de bordo, duas tecnologias bastante utilizadas pelos produtores de cana, mas que, até então, não eram oferecidas de maneira integrada.

O computador de bordo, com monitor de 7 polegadas touch-screen, é de fácil uso e permite a leitura de dados captados por diversos tipos de sensores. Além disso, o produtor tem a possibilidade de montar uma central de monitoramento das operações agrícolas que reúne todas as informações de que ele precisa para gerenciar sua frota: onde estão os caminhões e tratores, qual setor da lavoura está rendendo mais - e tudo isso pode ser acompanhado pela internet.

Mercado em expansão

A mecanização e a utilização de novas tecnologias no setor sucroenergético  é o principal caminho encontrado pelos produtores de cana-de-açúcar para aumentar a produção das lavouras e o processamento da cana. Esse esforço é consequência de uma grande demanda do mercado pelos produtos derivados da cana-de-açúcar, especialmente o etanol combustível. Ele é apontado como uma alternativa importante aos combustíveis fósseis, que pode auxiliar os países europeus e os Estados Unidos a cumprirem suas ousadas metas de sustentabilidade.

O etanol de cana-de-açúcar é considerado o biocombustível mais avançado do mundo, e o produto brasileiro emite ainda menos gases causadores do efeito estufa (GEEs) do que o etanol produzido nos Estados Unidos, por exemplo. A agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency) divulgou estudos que mostram que o etanol do Brasil reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 61%, se comparado com a gasolina - mas esse número pode ser ainda maior: de acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o etanol de cana-de-açúcar brasileiro reduziria em até 90% as emissões de GEEs. 

Embora a produção de etanol no Brasil tenha crescido 118% entre a safra de 2002 e a safra de 2008 e o processamento de cana tenha aumentado mais de 90% no mesmo período, o crescimento não acompanhou o aumento da demanda:  as exportações anuais de etanol pelo Brasil cresceram 2.152% entre 2000 e 2008, chegando a um faturamento de 2,39 bilhões de dólares.

A UNICA estima que, para garantir a oferta de etanol até 2020, o Brasil precisa dobrar a produção cana.

Arvus Tecnologia

Com sede em Florianópolis (SC), a Arvus Tecnologia é uma empresa brasileira pioneira na fabricação de  equipamentos para agricultura e silvicultura de precisão, com tecnologia 100% nacional. Fundada em 2004, está presente nas principais fronteiras agrícolas brasileiras, onde conta com técnicos especializados para auxiliar os produtores. A empresa atua tanto na venda direta de equipamentos, quanto no desenvolvimento e na prestação de serviços. Possui parcerias com fabricantes de tratores e implementos, concessionárias e pontos de venda em várias regiões do país.

Fonte: Dialetto Comunicação Estratégica

◄ Leia outras notícias