Agricultura Precisão

Agricultores otimizaram, em média, 62% de recursos na safra 2020/2021 utilizando Solução digital da BASF

• Tecnologia que porporciona agilidade e transparência gerou economia de aproximadamente 36 mil litros de água por mil/ha nesta safra • Ao todo, mais de 2 milhões de hectares já foram cadastrados para uso das soluções xarvio™ em todo Brasil


Publicado em: 27/05/2021 às 08:20hs

Agricultores otimizaram, em média, 62% de recursos na safra 2020/2021 utilizando Solução digital da BASF

O resultado da primeira safra de operação comercial do xarvio™ FIELD MANAGER consolida a solução Mapeamento Digital de Plantas Daninhas como uma das principais aliadas para o manejo mais eficiente e sustentável das lavouras. Nas áreas mapeadas, a otimização de insumos no controle de plantas daninhas foi de 62% em média. Agricultores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás e Minas Gerais utilizaram o serviço na safra 20/21. 

O fornecimento de mapas tornou mais assertivo e otimizado o uso de defensivos na lavoura, evitando desperdícios e aplicações em áreas sem infestação de plantas daninhas. Em Goiás, o produtor rural e engenheiro agrônomo Julio Priori aprovou os resultados positivos obtidos em sua propriedade. 

"Acredito que os diferenciais do FIELD MANAGER são o valor que agrega para o produtor rural e a confiança que temos no suporte do time de campo. Analisamos os talhões com uso do drone e, no momento da aplicação, a equipe também auxiliou nas configurações do pulverizador. Esse apoio na introdução da tecnologia foi muito importante. Tivemos uma economia surpreendente com controle das plantas daninhas", destaca Priori. 

A solução é oferecida por venda direta ou via distribuidores. "Os agricultores estão buscado novas ferramentas digitais que proporcionem melhor gestão de recursos nas suas lavouras, resultando em uma produção cada vez mais sustentável. Este é o valor oferecido pelo xarvio™ FIELD MANAGER. Entregamos um serviço que reduz o custo de produção e gera mais eficiência. A nossa proximidade com o cliente, acompanhando todo o processo, proporciona um resultado final de maior rentabilidade para o agricultor", explica Lucas Marcolin, gerente Comercial de Produtos Digitais da BASF. 

field-manager

Sustentabilidade 

O Mapeamento Digital de Plantas Daninhas do xarvio FIELD MANAGER gerou economia de 36 mil litros de água a cada mil hectares monitorados. Este volume é o suficiente para abastecer uma família de até quatro pessoas por dois meses. A água é usada na diluição dos produtos. Também ocorre economia no tempo de uso das máquinas no campo. A carga horária de utilização do pulverizador caiu de 3h20 para 1h20 a cada mil hectares, reduzindo o consumo de combustível e dando agilidade à operação com redução do número de paradas para abastacimento. 

Clientes aprovam solução 

Do plantio à colheita, mais de 2 milhões de hectares já foram cadastrados para uso das soluções do xarvio™. Uma das soluções disponibilizadas pela marca de agricultura digital da BASF é o FIELD MANAGER, que gera valor com simplicidade por meio dos mapas de aplicação para controle de plantas daninhas em pós-emergência de soja ou em pré-plantio e pós-colheita de outras culturas. O FIELD MANAGER fornece recomendações técnicas que otimizam o modo de ação de herbicidas, contribuindo com o manejo de resistência. A ferramenta conta com mais recursos: 

  • Mapa de Power Zone para identificar zonas de alto e baixo desempenho nos talhões para a geração de mapas de semeadura e adubação em taxa variável - gerado através do histórico de imagens de satélite; 
  • Mapas de Biomassa com base em dados de satélite para oferecer feedback a curto prazo sobre o desenvolvimento da lavoura; 
  • Status dos talhões com recomendações de manejo específicas; 
  • Previsões meteorológicas por talhão e por hora com indicação para os momentos ideais de aplicação; 
  • Documentação completa de cada tarefa específica do talhão, tornando possível comparar os resultados de diferentes estratégias de manejo dos talhões ao longo das safras. 

Para ter acesso aos mapas baseados em imagens de satélite e mapas de aplicação, o agricultor deve se cadastrar na plataforma xarvio™ FIELD MANAGER, disponível gratuitamente na versão mobile para Android e iOs, e também para desktop