Seguro Rural

POLÍTICA AGRÍCOLA: Cooperativas do PR debatem seguro rural com representantes do governo e seguradoras

O grupo de trabalho formado por cooperativas paranaenses do ramo agropecuário para discutir seguro rural está promovendo reuniões sobre o tema na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba.


Publicado em: 26/03/2015 às 09:30hs

POLÍTICA AGRÍCOLA: Cooperativas do PR debatem seguro rural com representantes do governo e seguradoras

Nesta segunda-feira (23/04) à tarde, o encontro contou com a presença do coordenador geral de seguro rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gustavo Bracale, e do diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura do Estado do Paraná, Francisco Simioni. Também participaram o professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), Vítor Ozaki, que é especialista no assunto, o gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra, e o assessor Gilson Martins, que coordenou as atividades.

Debate - O encontro teve como objetivo discutir a realidade atual do seguro rural e as medidas previstas para a próxima safra em relação a recursos, cobertura e indenizações pendentes, entre outros aspectos. Bracale expôs a situação no âmbito nacional. Ele explicou que os R$ 300 milhões destinados pelo governo federal ao seguro rural no ano passado não foram empenhados e que os R$ 700 milhões aprovados pelo Congresso Nacional para a safra 2015/16 só serão liberados após a sanção da presidente Dilma Rousseff. Já Simioni falou sobre o que está sendo realizado no Paraná para amparar os produtores em caso de perdas de safra causadas por intempéries climáticas.

Seguradoras – Nesta terça-feira (24/04), o grupo de trabalho está reunido com representantes de várias seguradoras para debater modelos de seguros existentes e desenhar um produto que seja adequado ao agricultor paranaense em termos de custos e cobertura.

Fonte: Informe OCB

◄ Leia outras notícias