Seguro Rural

Mais de 1,1 mil produtores do RS já acionaram seguro rural por perdas com milho

Segundo a Farsul, mais atingidos são aqueles que produzem leite e cultivam o milho para fazer silagem durante a estação seca


Publicado em: 07/12/2020 às 18:20hs

Mais de 1,1 mil produtores do RS já acionaram seguro rural por perdas com milho

Os danos gerados pelas chuvas abaixo da média pela segunda safra consecutiva no Sul do país já levaram mais de mil pequenos agricultores a darem entrada em pedidos de indenização ao Proagro, programa de seguro rural mantido pelo governo federal.

Só no Rio Grande do Sul, a Emater aponta que 1.127 produtores de milho realizaram comunicação de perdas neste ano, o que só ocorre quando o prejuízo nas lavouras é considerado irreversível.

“É um número enorme. Tivemos uma estiagem generalizada, muitos Proagros foram acessados no milho, mas temos perdas difíceis de serem mensuradas no curto prazo, porque os danos se alongam”, explica o economista da economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz.

Segundo ele, os agricultores atingidos são principalmente produtores de leite que cultivam o milho para produzir silagem durante a estação seca e que devem usar o dinheiro recebido pelo seguro para replantar as lavouras, mas ainda com perdas de 40% em relação à produção esperada no Estado, de 5,7 milhões de toneladas.

O vice-presidente da Farsul, Elmar Konrad, aponta que as chuvas abaixo da média em outubro, quando ocorre o pendoamento das lavouras de milho, foram decisivas para a formação do quadro atual das lavouras.

“O milho plantado na agricultura familiar, principalmente na atividade leiteira, é usado para fazer silagem. Por isso, precisa de massa corporal para fazer volume, com boa formação de grãos para dar sustentação ao sistema produtivo. E, obviamente, esse milho está em situação muito precária hoje”, aponta Konrad, ao destacar que as quebras também levarão a um aumento nas comunicações de perdas dos seguros privados subvencionados pelo governo.

“Salientamos que talvez esteja ocorrendo o mesmo ou até pior nos demais seguros. Já recebemos, inclusive, consulta por uma das seguradoras pedindo informação, querendo entender por que está muito grande a demanda de seguro agrícola dentro do Pronaf”, aponta o vice-presidente da Farsul.

Este foi o primeiro ano que produtores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tiveram acesso ao Programa de Subvenção ao Seguro Rural, podendo contratar apólices de seguradores privadas com descontos de 55%.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias