Seguro Rural

Governo estuda novo modelo de Seguro Rural para ampliar proteção e reduzir custos aos produtores

Ministros Carlos Fávaro e Fernando Haddad discutem proposta de modernização do programa, com foco em seguro paramétrico e maior acesso à política agrícola


Publicado em: 12/11/2025 às 11:08hs

Governo estuda novo modelo de Seguro Rural para ampliar proteção e reduzir custos aos produtores
Encontro busca reformular o Programa de Seguro Rural

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se nesta terça-feira (11), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir uma proposta de reformulação do Programa de Seguro Rural. O objetivo é tornar o modelo mais moderno, acessível e eficiente, diante dos desafios crescentes impostos pelas mudanças climáticas.

Segundo Fávaro, o sistema atual já não cumpre plenamente seu papel de proteger o produtor rural. “O seguro rural é uma ferramenta muito importante, mas que não cumpre mais a sua finalidade no Brasil. As apólices estão cada vez mais caras e as mudanças climáticas são uma realidade que não dá para contestar. Nós estudamos muito durante um ano e viemos apresentar uma proposta para reconstruir o seguro rural no país”, afirmou o ministro após o encontro.

Seguro paramétrico e acesso universal são prioridades

Durante a reunião, foram debatidas alternativas para modernizar o modelo de proteção agrícola, entre elas a adoção do seguro paramétrico — modalidade que utiliza indicadores climáticos e dados objetivos para agilizar indenizações — e a ampliação do acesso dos produtores ao seguro rural.

Essas medidas, segundo o ministro, podem reduzir os impactos financeiros causados por perdas climáticas e diminuir a necessidade de renegociações de dívidas rurais. “Trouxemos algo muito factível, que ainda precisa ser aperfeiçoado e debatido em outras instâncias do governo. Nosso objetivo é deixar como legado um novo modelo de seguro agrícola para o Brasil”, destacou Fávaro.

Equipe técnica apoia discussão e ajustes no projeto

Também participaram da reunião assessores especiais do ministro, Carlos Augustin e Pedro Machado; o secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos; o secretário adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz; e o diretor de Gestão de Riscos, Diego Melo.

O grupo técnico deve seguir trabalhando em conjunto com a equipe econômica do governo para definir parâmetros e estratégias de implementação do novo modelo, que pretende garantir maior previsibilidade e segurança ao produtor rural brasileiro.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --