Seguro Rural

Geosys Brasil e Traive firmam parceria para integrar gestão de crédito e monitoramento de risco agrícola

Solução integrada de crédito permite redução de custos operacionais, financeiros e segurança na gestão de risco para credores


Publicado em: 14/04/2021 às 15:00hs

Geosys Brasil e Traive firmam parceria para integrar gestão de crédito e monitoramento de risco agrícola

A Geosys Brasil, empresa pertencente à EarthDaily Analytics, que desenvolve soluções para agricultura a partir de dados de imagens de satélite e modelos meteorológicos, e a Traive, agfintech voltada à estruturação, modelagem e distribuição de soluções financeiras para o agronegócio, anunciam uma parceria de dados e desenvolvimento de produtos com objetivo de integrar soluções e aumentar a exatidão das análises de riscos agrícolas no processo de gestão de crédito. 

Além do fornecimento de dados para incorporação nas análises, a parceria permitirá que os serviços de monitoramento por sensoriamento remoto, por meio da plataforma de satélites da Geosys, sejam oferecidos pelo portal da Traive. Com isso, o usuário terá um raio-X com informações detalhadas da área cultivada em tempo real, facilitando a tomada de decisões para crédito e seguro e também para o manejo da lavoura, planejamento climatológico, investimentos, entre outros. 

Durante todo o ciclo de desenvolvimento da lavoura, agricultores são expostos aos mais diversos tipos de riscos e, por isso, instituições buscam mitigar esses riscos por meio de dados e análises preditivas, para minimizar impactos ao longo de toda a cadeia. A Traive utilizará dados climáticos e de sensoriamento remoto fornecidos pela Geosys em seus algoritmos de Inteligência Artificial para ajudar instituições financeiras e tomadores de crédito a melhorar e dar mais agilidade ao processo de análise, concessão e gestão do portfólio.

Segundo Gustavo Libardi, gerente de Negócios na América Latina da Geosys Brasil, é importante ressaltar a agilidade que o sistema digital de dados dará ao monitoramento da garantia, por meio de alertas automáticos para melhor acompanhamento do portfólio e antecipação de possíveis impactos causados por eventos climáticos ou fraudes. “Este acordo torna a solução oferecida pela Geosys mais alinhada à tomada de decisão de gestão e risco e maximizando o conceito one-stop-shop (múltiplos produtos e serviços integrados) de crédito da Traive”, diz Libardi.

Para Fabricio Pezente, CEO e cofundador da Traive, a parceria fornecerá dados históricos e em tempo real para os algoritmos da Traive e possibilitará aos usuários um detalhamento sem igual dos riscos de um determinado portfólio. Essa solução trará a mitigação de impactos, a agilidade na tomada de decisão e a captura de novas oportunidades de negócios num ambiente único para o usuário final, sem sobreposições de sistemas e necessidades de integrações custosas.

Contando com satélites públicos e privados, a parceria Geosys e Traive irá gerar informações detalhadas para:

  • Análise dos mapas de risco na etapa de liberação do crédito, a partir de um histórico de até 30 anos das condições climáticas locais;
  • Integração de riscos agronômicos com fatores financeiros, comportamentais e de sustentabilidade em algoritmos proprietários de análise;
  • Avaliação rápida dos perfis de risco individuais de cada agricultor e/ou propriedade, além do portfólio agregado;
  • Definição mais precisa das produtividades, combinando mapas de risco com dados do desempenho histórico e atual da cultura, no nível da propriedade ou talhão;
  • Gestão conjunta de documentação, formalização, registro e monitoramento dos recebíveis.

“Nossa visão é proporcionar uma experiência digital ampla, que reduza custos operacionais, aumente potencial de crescimento e traga novos negócios. A parceria com a Geosys complementa nossa oferta. Com isto, a Traive busca também expandir a própria carteira de crédito que já está sendo oferecida para produtores, revendas e cooperativas”, explica Pezente.

Fonte: Carol Silveira Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias