Seguro Rural

A organização canadense Développement International Desjardins e o IICA se unem para fortalecer os sistemas de financiamento e seguros agrícolas na América Latina e no Caribe

A DID e o IICA já trabalharam juntos exitosamente no projeto Sistema de Financiamento e Seguros Agrícolas no Haiti, em 2019


Publicado em: 30/03/2021 às 10:00hs

A organização canadense Développement International Desjardins e o IICA se unem para fortalecer os sistemas de financiamento e seguros agrícolas na América Latina e no Caribe

A organização canadense Développement International Desjardins (DID) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) firmaram um acordo para a identificação e a execução de iniciativas de desenvolvimento agrícola e rural nos países da América Latina e do Caribe.

Com essa parceria, a DID e o IICA pretendem contribuir da maneira mais eficaz possível para o fortalecimento dos ecossistemas agroalimentares da região, particularmente nos sistemas de financiamento e seguros agrícolas.

“Os esquemas de financiamento são um tema crítico e de grande necessidade na América Latina e no Caribe. Historicamente, as doações não têm conseguido criar negócios viáveis, riqueza e desenvolvimento de habilidades empresariais para que os produtores deixem de ser agricultores de subsistência e passem a ser pequenos empresários agrícolas, integrando as cadeias de valor comerciais globais ou locais”, disse Lloid Day, Diretor Geral Adjunto do IICA.

As áreas de cooperação contempladas no acordo são as seguintes:

  • Produtividade e competitividade do setor agropecuário;
  • Desenvolvimento territorial e bem-estar rural;
  • Agricultura, mudança do clima e gestão de recursos naturais;
  • Equidade de gênero e juventude;
  • Inovação e adoção de tecnologias;
  • Segurança alimentar;
  • Financiamento do desenvolvimento agrícola;
  • Crescimento econômico sustentado e integrador.

A DID e o IICA já estabeleceram acordos semelhantes no passado. O mais recente foi para a execução do projeto Sistema de Financiamento e Seguros Agrícolas no Haiti (SYFAAH), concluído com resultados positivos em 2019.

“As nossas colaborações anteriores com o IICA nos permitem confirmar a complementaridade das nossas organizações e esperar um alcance e impacto ainda maiores. Os nossos respectivos roteiros e equipes nos dão uma força e um potencial excepcionais para marcarmos uma diferença duradoura e positiva com as nossas intervenções em benefício do setor rural e da segurança alimentar”, declarou Gerardo Almaguer, Presidente e Diretor Geral da DID.