Publicado em: 09/09/2013 às 12:30hs
“Nossa experiência é que o novo sistema de inspeção avícola resulte em uma carne mais segura”, diz Douglas Fulnechek, veterinário e presidente da associação federal. “Com as propostas do novo sistema, os funcionários dos frigoríficos poderão separar as boas carcaças de frango das ruins. Após esta seleção, um inspetor federal e uma equipe de inspeção avaliarão as condições dessas carcaças. As carcaças, dessa forma, serão avaliadas duas vezes. Tradicionalmente, esta avaliação é feita apenas uma vez”, destaca.
Ele ainda comentou que o novo sistema mantém a inspeção para carcaças saudáveis, mas enfatiza o controle microbiológico de todo o processo de abate para reduzir o risco de contaminação e de intoxicações alimentares causadas por Salomonella e Campylobacter. “No geral, nós entendemos que este novo sistema de inspeção proposto pelo GAO aumentará a segurança nas empresas frigoríficas e ajudará o FSIS em focar na inspeção da segurança do produto. Isso faz desse novo sistema uma melhoria para a proteção da saúde pública”, avalia Fulnechek.
O GAO publicou um comunicado oficial em seu site com as propostas e os argumentos para o novo sistema de inspeção de carne de aves nos Estados Unidos. Veja aqui, o texto original em inglês dessa publicação.
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias