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Terminais do Porto de Santos adotam regras mais rigorosas para acesso de caminhões

A partir de agora, todos os terminais devem estar integrados, por meio da Internet, ao Sistema de Gestão de Tráfego de Caminhões (SGTC)


Publicado em: 06/09/2013 às 08:30hs

Terminais do Porto de Santos adotam regras mais rigorosas para acesso de caminhões

Com movimentação recorde registrada no mês de julho - 10,4 milhões de toneladas -, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está adotando medidas mais rigorosas para controlar o acesso de veículos pesados ao Porto de Santos e conferir mais segurança às operações portuárias. A partir de agora, todos os terminais devem estar integrados, por meio da Internet, ao Sistema de Gestão de Tráfego de Caminhões (SGTC).

A Resolução 95.2013 estabelece que todos os clientes e fornecedores sejam informados da obrigatoriedade da nova norma. Os terminais que utilizam pátios reguladores também devem considerar o agendamento, desde a origem, para entrada no espaço e os veículos só podem se dirigir ao respectivo terminal portuário quando existirem vagas no estacionamento rotativo a ele designado.

Outra exigência é para que os terminais autorizem a expedição da documentação fiscal em seu nome apenas após o prévio agendamento do respectivo veículo de transporte da carga. Na documentação fiscal deve constar, obrigatoriamente, o número do agendamento que será fornecido pelo terminal ao seu cliente.

A nova medida proíbe definitivamente o recebimento de veículos nos terminais sem o prévio agendamento e autorização. No caso de ocorrência de chegada de um caminhão sem cumprir o procedimento padrão, é obrigação do terminal fazer a comunicação à Codesp, com o nome e o endereço do cliente e os dados dos veículos.