Publicado em: 12/04/2013 às 09:50hs
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a informações detalhadas sobre programas onde podem comercializar seus produtos. Foram abordados, em especial, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “O seminário faz parte de um ciclo de eventos que a delegacia do MDA no estado realiza desde o ano passado, atendendo a demandas de cooperativas e prefeituras.
E o interesse tem sido cada vez maior por parte de ambos. Já temos mais dois seminários agendados: um, no dia 13 de maio, em Naviraí, e outro no dia 14, em Amambai”, informa a coordenadora estadual de políticas públicas do MDA, Adriana Rosa. A servidora, que também é analista – cedida pelo Incra – em Reforma e Desenvolvimento Agrário, assinalou que, no caso das prefeituras, a curiosidade é sobre como adquirir os alimentos saudáveis e sem agrotóxicos produzidos pela agricultura familiar para fornecer aos alunos das escolas municipais. “Os prefeitos que já aderiram ao programa já constataram que todos – agricultores, alunos e prefeitura – ganham, não só no preço, mas, também, na qualidade”, acrescenta Adriana.
O seminário contou com palestras como a do delegado da DFDA-MS, João Batista dos Santos (João Grandão) que apresentou os programas do MDA, e do técnico do Ministério da Agricultura (Mapa/SFA-MS), Luiz Marcelo, que abordou as boas práticas na produção de alimentos, com ênfase nas questões sanitárias. Também estiveram presentes representantes da Conab e da Secretaria Municipal Agricultura de Chapadão do Sul.
Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias