Outros

Seagro dá continuidade às visitas técnicas para implantação do SIM no interior

Técnicos da Seagro ? Secretaria da Agricultura e Pecuária ? continuam a realizar neste ano as visitas técnicas nos municípios do interior do Estado para incentivar a implantação do SIM - Serviço de Inspeção Municipal


Publicado em: 12/06/2013 às 11:00hs

Seagro dá continuidade às visitas técnicas para implantação do SIM no interior

Conforme levantamento da Diretoria de Segurança Alimentar, até 2012 apenas sete municípios haviam implantado o serviço, mas após os trabalhos de orientação o número passou para 20 municípios com as leis votadas pelas câmaras municipais, decretos sancionados pelos prefeitos e técnicos contratados para atuar na área.

Segundo o diretor de Segurança Alimentar, Reynaldo Soares de Oliveira Silva, outros 21 municípios estão com as suas leis para implantação do SIM aprovadas pelas câmaras, faltando apenas a sanção dos prefeitos. Outros 14 possuem leis nas câmaras à espera de votação e 81 municípios estão com leis e decretos em análises pelos departamentos jurídicos. “Com a mudança da gestão deste ano em vários municípios, estamos voltando a estas localidades para levar orientação e informação a respeito da importância do SIM. Nosso objetivo é que a população adquira alimento inspecionado e de qualidade”, ressaltou Silva.

O município de Xambioá, região do Bico do Papagaio, entendeu bem a importância de se implantar o serviço. O secretário municipal da Agricultura, Mário Roberto Barros Rocha, contou que, a partir da orientação dos técnicos da Seagro, no ano passado, Xambioá avançou e conseguiu ter o SIM. O retorno econômico já está chegando, segundo ele. “A Votorantin, fábrica de cimentos no município, não compra carne se não for inspecionada. Então, a partir do SIM e do abatedouro, que está sendo finalizado, os produtores poderão comercializar seu produto para a empresa”, destacou Rocha, acrescentando que o benefício é estendido também para a cadeia do leite, dos produtores de frango e de suínos.

Força-tarefa

Em 2012, foram percorridos os 139 municípios do Estado, durante força-tarefa para incentivar a implantação do SIM. Neste ano, de fevereiro até este mês de junho, já foram 116 visitas técnicas, sendo 101 para orientação sobre o SIM e 15 para discutir a revitalização de agroindústrias. “Estas agroindústrias estão fechadas, seja por falta de documentação ou matéria-prima, e nossa função é esclarecer estes motivos e fazer um diagnóstico para incentivar que elas sejam reabertas de forma legal”, declarou o diretor de Segurança Alimentar.

No total, em 2012, as visitas diagnosticaram que 30 agroindústrias no Estado têm a possibilidade de serem revitalizadas. São 21 casas de farinha, quatro matadouros e cinco bacias leiteiras.

SIM

O SIM emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que atendam às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que também possuam qualidade e higiene em seu processo de produção. Controla ainda a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias