Publicado em: 13/12/2013 às 14:10hs
Após um sobrevoo na região onde será implantado o Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Estado (Prodoeste), o vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Roberto Vellutini, ficou impressionado com a topografia do local e entusiasmado com a obra, financiada pela instituição. O sobrevoo ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 11, saindo de Palmas e chegando até Lagoa da Confusão, município onde é cultivado arroz nas várzeas tropicais, que nesta época do ano fica inundada.
Na ocasião, o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, explicou ao vice-presidente do BID, que a Diretoria da Unidade de Gerenciamento do Prodoeste (UGP) já iniciou o processo licitatório para contratação da empresa que ficará responsável pela execução das obras da barragem e elevatórias do rio Pium. “A expectativa é que as obras sejam iniciadas a partir de março de 2014, dando prosseguimento a este Programa que irá potencializar em duas vezes e meia a produção da região”, comentou o secretário.
O diretor da Unidade de Gerenciamento do Prodoeste, José Inácio da Silva Filho, explica que além da barragem, o projeto executivo que está em andamento, prevê também a melhoria da malha rodoviária de escoamento, bem como a implantação do sistema de esgotamento sanitário e aprimoramento do sistema de abastecimento de água do município de Pium. Além do quesito econômico, toda a população do município será beneficiada pelo Prodoeste no social e na saúde.
A primeira fase do Prodoeste irá contemplar 27 mil hectares com subirrigação, mas ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas, transformando a região em uma das maiores produtoras de grãos e frutas do País. O contrato de empréstimo foi assinado pelo Governador Siqueira Campos, em agosto de 2012, no valor total de US$ 99 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO
◄ Leia outras notícias