Outros

Primeiros caminhões-pipa chegam a municípios atingidos pela estiagem no Maranhão

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou, nesta sexta-feira (4), 13 caminhões-pipa para municípios atingidos pelos efeitos da estiagem no Maranhão


Publicado em: 07/10/2013 às 07:40hs

Primeiros caminhões-pipa chegam a municípios atingidos pela estiagem no Maranhão

Esta foi a primeira entrega do equipamento no estado, mas, ao todo serão doados 71 caminhões para garantir o abastecimento de água aos agricultores familiares do estado e investidos mais de R$ 19,8 milhões nesses municípios. Os municípios beneficiados nessa entrega foram Afonso Cunha, Água Doce Do Maranhão, Aldeias Altas, Amarante Do Maranhão, Anapurus, Arari, Barão De Grajaú, Barra Do Corda, Chapadinha, Codó, Mirador, São José dos Patos e Sucupira do Riachão.

“Temos uma preocupação na consolidação de ações para a convivência com a seca. Além das máquinas, que são importantes, estamos preocupados em garantir acesso à assistência técnica e, por isso, estamos criando a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que vai garantir acesso dos agricultores ao que existe de mais moderno para o convívio com a seca”, afirmou o secretário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal do MDA, Sérgio Lopes.

João Abreu, secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Maranhão, destacou a parceria do governo estadual com o Governo Federal para o fortalecimento da agricultura familiar na região. “Nunca tivemos uma seca tão severa em nosso estado, não conhecíamos esta situação e estamos aprendendo a conviver com esta realidade. A parceria com o Governo Federal é fundamental para melhorar a situação de nossa população”, avaliou o João Abreu.

“Estes equipamentos são bem-vindos. Nossa região foi muito penalizada com a ausência de chuvas. Tenho certeza que as máquinas ajudarão a amenizar a situação”, afirmou Eric Costa, prefeito de Barra do Corda, um dos municípios beneficiados com os caminhões-pipa entregues pelo MDA.

Parceria

Para o delegado do MDA no Maranhão, Ney Jeferson Teixeira, os investimentos do ministério no estado são fruto da parceria com o governo do estado e os municípios. “Agora, os prefeitos têm condição de enfrentar a seca e garantir a permanência dos agricultores no campo”, destacou o delegado.

No Maranhão, o MDA já entregou 148 retroescavadeiras e 71 motoniveladoras para os municípios selecionados na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) Equipamentos, do Governo Federal. O investimento do ministério para a aquisição das máquinas foi superior a R$ 3 milhões. O conjunto de equipamentos deve atender mais de 156 mil moradores da área rural. Entre eles, quase 19 mil famílias de agricultores familiares. Até 2014, outras 516 máquinas serão entregues às comunidades do campo – dessas, 189 são caminhões-pipa. A expectativa é de, até lá, atender quase dois milhões de pessoas no meio rural.

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias