Publicado em: 06/06/2013 às 14:00hs
Os governos federal e estadual fecharam ontem (05) um acordo para repartir os custos das obras, que deverão começar ainda neste ano.
"Hoje, a largura do rio impede a entrada de embarcações maiores, com capacidade de 10 mil a 14 mil TEUs [unidade equivalente a um contêiner de 20 pés, ou cerca de seis metros]", diz o secretário estadual de Planejamento, Murilo Flores.
O governo catarinense estima que, até 2015, 65% dos cargueiros que chegarem aos portos do país terão essa capacidade.
Por isso, segundo o secretário, são necessárias mudanças para que a movimentação de Itajaí e de Navegantes não fique comprometida.
As obras concentram-se no aumento da bacia de evolução (alongamento da margem), para que os navios possam manobrar para o retorno, e do molhe norte (estrutura na entrada entre o mar e o rio).
Os recursos devem ser vinculados ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
O acordo foi firmado durante audiência em Brasília entre a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), o ministro interino da Secretaria de Portos, Mario Lima Junior, e o governador Raimundo Colombo (PSD).
Fonte: Folha de São Paulo
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