Publicado em: 12/08/2013 às 08:40hs
Cerca de 85% dos trabalhos já estão concluídos e a previsão é que a obra esteja finalizada até o mês de novembro, com início das operações em janeiro de 2014. O novo berço terá 315 metros de comprimento e um dos principais ganhos logísticos de sua implantação é a possibilidade de recebimento de navios maiores. A expectativa é que no primeiro semestre de 2014 o terminal receba navios com 368 metros, que têm capacidade para 13,6 mil contêineres. Hoje, o terminal recebe navios de até 335 metros, com capacidade de 8.600 contêineres.
Condições - O secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho, explica que a obra exemplifica a confiança que os investidores privados têm no Paraná mediante as ações realizadas até agora. “O papel da autoridade portuária pública é dar condições para que os empreendimentos privados possam ser viabilizados, com o fornecimento de uma infraestrutura adequada. Da nossa parte, já realizamos duas obras de dragagem e estamos em vias de finalizar o processo licitatório para a dragagem de manutenção de toda a baía de evolução. Isso permitirá que os navios de maior porte possam atracar no novo berço”, diz o secretário.
Capacidade de movimentação - Com o terceiro berço de atracação, a expectativa do Terminal de Contêineres do Porto é aumentar a capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão TEUs (unidade de medida equivalente a contêineres de 20 pés) para 1,5 milhão de TEUs. “O pacote de investimentos realizados pelo Terminal é um dos maiores do setor portuário privado no Brasil. São aproximadamente R$ 180 milhões na aquisição de novos equipamentos e R$ 185 milhões nas obras do novo cais de atracação, atualmente em construção”, explica o superintendente dos portos de Paraná e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
Portêineres - Além da obra de ampliação, o Terminal de Contêineres investiu na compra de quatro portêineres do modelo Super Post Panamax que serão utilizados no local.
Número – O Terminal de Contêineres de Paranaguá é o segundo em volume de contêineres no país. No primeiro semestre de 2013, foram movimentados pelo Porto 360 mil contêineres. Entre as principais cargas movimentadas pelo terminal estão carne congelada, madeira, papel, máquinas e equipamentos.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
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