Outros

Missão brasileira pode ir a Moçambique conhecer Amarelecimento Letal em Coqueiros

Grupo de trabalho formado pelo governo da Bahia, governo federal, iniciativa privada e órgãos de pesquisa começa a ser formado para visitar região devastada pela doença


Publicado em: 19/03/2013 às 12:20hs

Missão brasileira pode ir a Moçambique conhecer Amarelecimento Letal em Coqueiros

A possibilidade de formar uma missão técnica para conhecer e entender a gravidade de uma doença que está dizimando plantações de coqueiros em Moçambique, denominada de Amarelecimento Letal (Coconut Lethal Yellowing), levou representantes da indústria de coco do Grupo Aurantiaca, Pitt Dõrr, Elder Quadroa e Roberto Lessa a procurar o secretário da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, para buscar apoio. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), no gabinete do secretário.

Apesar da doença não existir no Brasil, o grupo demonstrou preocupação em desenvolver ações preventivas para que a doença não chegue ao país e, para isso, pede ajuda ao governo baiano. “Existe um grande problema nas lavouras de coqueiro no México, na Jamaica e, principalmente em Moçambique, fruto do ataque desta doença. A missão seria para entender a gravidade da doença e, ao retornarmos para o Brasil, tomarmos decisões que nos prepare para a eventual chegada desta doença, que pode afetar não apenas a economia, mas a paisagem e o turismo”, explicou o vice-presidente da indústria, Roberto Lessa.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias