Publicado em: 23/01/2012 às 15:40hs
Mendes enfatizou que desde que foi criado o Comitê Agrícola Brasil-Rússia apenas uma reunião foi realizada e seria importante um novo encontro ainda este ano. Yelena Skrynnik confirmou sua participação no evento, desde que seja reconfirmada no cargo após as eleições presidenciais que ocorrem em março.
Na reunião de sexta, foi discutido o embargo às carnes brasileiras e a importação de trigo. De parte do governo russo, a ministra pediu apoio para a exportação de trigo do seu país para o Brasil. “Queremos muito exportar nosso trigo para o seu país, mas enfrentamos problemas com as taxas e tarifas do Mercosul”, salientou. Mendes se comprometeu em promover o encontro da ministra com a presidente Dilma Rousseff e se colocou à disposição para conduzir a discussão sobre a importação de trigo russo junto aos países do Mercosul.
Para o Brasil, Mendes pediu pelos Estados que ainda permanecem com as exportações de carnes embargadas, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. “Apesar de termos duas plantas restritas, a Região Sul tem uma situação privilegiada em termos de controle sanitário”, informou ele. O ministro destacou que o sistema de defesa é organizado nacionalmente, logo, os critérios são os mesmos para todos os estados , o que não explica a manutenção do embargo dos três.
A chefe da agricultura se comprometeu a verificar pessoalmente as restrições impostas (na compra carne brasileira) e aguarda a chegada das respostas à lista de inconformidades, já enviada pelo governo brasileiro ao departamento de defesa russo.
Fonte: Só Notícias
◄ Leia outras notícias