Publicado em: 17/12/2012 às 17:00hs
Os governos do Irã, do Egito e da Venezuela sinalizaram que não farão restrições às importações de carne bovina do país, disse o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz. Os três países responderam por quase um terço das vendas brasileiras do produto no exterior até outubro, de US$ 3,7 bilhões.
A possibilidade de embargo surgiu após o anúncio, na semana passada, da identificação do agente causador do mal conhecido como vaca louca num animal morto no Paraná em dezembro de 2010. Japão, China e África do Sul já anunciaram bloqueio à carne bovina do país.
Ao tomar conhecimento, por meio da imprensa, de que Irã, Egito e Venezuela também estudavam a possibilidade de restringir as importações, o governo brasileiro entrou em contato com autoridades locais e recebeu a informação de que não serão feitas restrições, disse Vaz.
Ele não descarta, contudo, que ocorram novos embargos, apesar dos esforços do governo brasileiro para esclarecer as dúvidas dos governos sobre o caso.
O Brasil vai enviar missões técnicas aos três países que suspenderam as compras de carne bovina. Haverá ainda reuniões com autoridades dos 20 principais destinos do produto brasileiro no exterior - entre eles, Rússia, Egito, Hong Kong e Venezuela.
O caso, de 2010, foi considerado "não clássico", já que o animal não chegou a desenvolver a doença e não morreu por conta do mal.
Fonte: Folha de São Paulo
◄ Leia outras notícias