Outros

Governos Estadual do TO e Federal discutem plano de ações para o Programa ABC

Condensar as atividades desenvolvidas por órgãos públicos e instituições privadas, que contemple a proposta do Programa ABC ? Agricultura de Baixo Carbono e formatar um plano de ações anual


Publicado em: 17/04/2013 às 09:10hs

Governos Estadual do TO e Federal discutem plano de ações para o Programa ABC

Estes foram os principais assuntos tratados na reunião de representantes dos Governos Estadual e Federal, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 16, na sede da DFA – Delegacia Federal da Agricultura. Da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, participou o secretário executivo, Ruiter Padua, e o assessor de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro e presidente do grupo gestor do ABC, Fernando Fernandes Garcia.

O superintendente da DFA, Jalbas Manduca, elogiou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, como a instalação de unidade de pesquisas tecnológicas e a Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, com o projeto Ecoseringueira e que não estão inseridos no ABC. “O Tocantins avançou muito na recuperação de pastagens degradadas, mas é necessário vincular essas ações ao programa para garantirmos recursos”, cobrou.

O secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, falou sobre o desenvolvimento do Projeto Ecoseringueira, voltado para o cultivo de floresta e direcionado ao pequeno produtor. Ele informou sobre os eventos realizados, como o Dia de Campo em Paraíso do Tocantins, ocorrido no dia 12 de abril, que reuniu mais de 200 produtores e do lançamento do terceiro polo de seringueira, no município de Santa Fé. “A propriedade, onde será realizado o evento, têm mais de 400 hectares de seringueira plantada e o produtor quer chegar a mil hectares”, afirmou.

O chefe da Embrapa no Tocantins, Carlos Magno, disse que os órgãos públicos têm atuado efetivamente em projetos ligados a proposta do Programa e sugeriu a elaboração de um relatório de cada instituição para avaliar o cumprimento das metas estabelecidas pelo ABC. Na ocasião, a empresa de pesquisa apresentou um relatório, dos últimos três anos, com as atividades desenvolvidas no Tocantins, relacionadas ao Programa.

Ao encerrar a reunião, o superintendente da DFA, solicitou ao secretário executivo da Seagro para agendar as próximas reuniões e sugeriu que seja alterada a forma de composição e atuação do grupo, sendo dividido em grupo gestor e grupo consultivo. Foi sugerido ainda, a criação de áreas específicas para o desenvolvimento de cada atividade.

ABC

O Programa ABC, do Governo Federal, prevê o desenvolvimento de uma economia baseada na baixa emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário. Para isso, incentiva a adoção de tecnologias voltadas à obtenção de uma agricultura sustentável no País. O Tocantins foi um dos primeiros estados da Federação a aderir ao programa e à política agrícola do Governo, baseada na segurança alimentar, recomposição da cobertura vegetal e economia de baixo carbono.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias