Publicado em: 09/07/2013 às 13:20hs
O evento, que reuniu mais de cem lideranças rurais e políticas, além de profissionais da área, no dia 6 de julho, faz parte do pacote de ações “Inteligência competitiva do agronegócio mineiro” e do “Programa de Municipalização do Agronegócio”, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Ao todo foram abordados cinco temas: o cenário mundial, nacional e mineiro do agronegócio junto ao papel dos municípios, os programas Minas Leite, Minas Carne, Desenvolvimento Florestal de Minas Gerais, e a comercialização de produtos da agricultura familiar.
Em seu pronunciamento de abertura, o subsecretário do Agronegócio e também presidente da União Ruralista Rio Doce (URRD), André Merlo, destacou a importância do trabalho das empresas vinculadas à Seapa: IMA, Emater-MG, Epamig e Ruralminas, para que as políticas públicas sejam uma realidade e reafirmou os compromissos do Governo de Minas para o agronegócio: “Estamos nos tornando o melhor estado para se viver e esse é o objetivo do governador, Antônio Anastasia. Estamos conseguindo isso com o desenvolvimento do agronegócio.”. Merlo também ressaltou que Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do Brasil, além disso o Estado tem a maior bacia leiteira e o segundo maior rebanho bovino do país.
O presidente da Associação dos Municípios do Médio Rio Doce (Ardoce) e também prefeito de Conselheiro Pena, Roberto Balbino, cobrou mais união entre os produtores e as entidades ligadas à agropecuária. “Precisamos ter planejamento na produção e isso só conseguiremos com mais união. Precisamos melhorar a assistência técnica e cobrar que a Ceasa de Governador Valadares dê mais prioridade aos produtos da região”, relatou Balbino.
O Encontro Microrregional do Agronegócio do Rio Doce foi uma realização da Seapa por meio da Subsecretaria do Agronegócio, e da em parceria com a Ardoce e URRD.
Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
◄ Leia outras notícias