Outros

Embargo russo à carne de MT é alerta para atender exigências, diz superintendente da Acrimat

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou na última sexta-feira (11) a habilitação de seis unidades frigoríficas brasileiras pelo governo russo


Publicado em: 14/10/2013 às 17:40hs

Embargo russo à carne de MT é alerta para atender exigências, diz superintendente da Acrimat

Em Mato Grosso, apenas a unidade do Grupo JBS de Barra do Garças foi habilitada e poderá retomar as exportações para a Rússia.

O país europeu embargou a importação de carnes brasileiras em junho de 2011 e desde então nenhuma unidade frigorífica mato-grossense pode exportar para a Rússia. O país era um dos principais compradores da carne de Mato Grosso e, de acordo com o levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), considerando a média histórica de embarque, em volume e receita, que Mato Grosso exportava Rússia, estima-se que o Estado deixou de arrecadar US$ 175,56 milhões e deixou de embarcar um volume de 81,64 mil TEC (Tonelada Equivalente Carcaça) no período que vai de julho de 2011 até o presente momento.

O superintendente da Acrimat Luciano Vacari destaca que a habilitação de uma planta mato-grossense é importante para abrir as portas para a retomada total da relação comercial entre o Estado e a Rússia. “A Rússia era um dos principais clientes da carne mato-grossense e o embargo só não causou maiores prejuízos porque a indústria buscou outros mercados para amenizar o impacto”.

Ainda de acordo com Vacari, o embargo russo deverá servir de alerta para que os frigoríficos sigam as recomendações dos clientes e atendam as exigências, sejam sanitárias ou mercadológicas. “O pecuaristas cumprem seu papel imunizando o rebanho, investindo em tecnologia para o melhoramento da qualidade da carne, mas a indústria também precisa fazer sua parte”.

Fonte: Acrimat

◄ Leia outras notícias