Publicado em: 04/09/2013 às 08:40hs
A iniciativa integra o projeto Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas púbicas, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A proposta de tipologia que será discutida explicita, do ponto de vista territorial, a conformação contemporânea dos espaços rurais no Brasil, com implicações diretas na formulação e gestão das políticas públicas que incidem nos municípios do interior do Brasil. O evento contará com a presença da coordenadora da pesquisa, a professora e consultora Tânia Bacelar, e do professor e pesquisador Jan Bitoun.
“O projeto tem três objetivos: fazer uma releitura do rural brasileiro contemporâneo, construir uma tipologia atualizada dos espaços rurais e explicitar as implicações dessa releitura das sobre as políticas públicas” explicou a professora Tânia Bacelar, coordenadora do projeto. Segundo ela, “o Brasil rural é o endereço de duas potencialidades do país. A primeira é a produção de alimentos, cuja demanda é crescente no mundo. A outra é a produção de energia renovável, que será o paradigma do século XXI”.
A oficina faz parte dos trabalhos de conclusão do Projeto Repensando o Conceito de Ruralidade no Brasil: Implicações para as políticas públicas. Os resultados da pesquisa, que serão apresentados no evento, contribuirão para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento sustentável, que considere as dimensões política, econômica, social, cultural e ambiental do meio rural brasileiro.
Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura
◄ Leia outras notícias