Outros

Central Bela Vista é ideal para coleta de reprodutores das raças taurinas

Empresa tem entre seus diferenciais a localização privilegiada e microclima adequado


Publicado em: 20/08/2013 às 12:40hs

Central Bela Vista é ideal para coleta de reprodutores das raças taurinas

Maior empresa de coleta e industrialização de sêmen do Brasil, a Central Bela Vista está instalada no município de Pardinho (SP), a 1.100 metros de altitude, em clima subtropical, com estações bem definidas ao longo do ano. A temperatura mínima do ar é de 13,2ºC, variando de 8,7ºC a 17ºC, e a temperatura máxima é de 25,4ºC, variando de 22,4ºC a 27ºC, de acordo com o CEPAGRI. Com uma precipitação anual de 1.444mm de chuvas bem distribuídas ao longo do ano, a Central Bela Vista apresenta um microclima diferenciado em relação às outras centrais de coleta e processamento de sêmen bovino e bubalino.

A localização privilegiada, com o microclima agradável e o isolamento sanitário adequado, permite a produção de sêmen congelado de touros das mais diversas raças, incluindo taurinas e zebuínas.

Em 2012, a empresa industrializou mais de 1,2 milhão de doses de sêmen, tendo coletado em torno de 500 reprodutores das mais diferentes raças de corte e leite ao longo do ano. Atualmente, a Central Bela Vista abriga em torno de 220 touros, sendo 60 de origem taurina e seus cruzamentos, com ampla variedade de raças, dentre elas Angus, Brangus, Hereford, Braford, Charolês, Canchim, Simental, Simbrasil, Pardo Suíço, Jersey, Bonsmara, Senepol, Montana, Wagyu e Caracu.

Com a aproximação da estação reprodutiva, nos meses de julho e agosto chegaram 10 touros Senepol, 8 Bonsmara, 4 Montana, 3 Wagyu, 1 Canchim, 6 Angus e 3 Brangus, mostrando a grande demanda por raças especializadas para o cruzamento industrial.

“Essa grande demanda mostra que o produtor de carne busca cada vez mais produtividade. A associação com biotécnicas reprodutivas como a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) permite um ciclo pecuário mais curto e eficiente”, destaca Neimar Severo, gerente Operacional da Central Bela Vista.

Já é sabido pela prática e definido pela ciência que os touros das raças taurinas não produzem sêmen com qualidade no clima tropical, devido às altas temperaturas constantes o ano inteiro, o que reduz a eficiência da termorregulação testicular. “Aqueles poucos touros que suportam os primeiros anos de produção em clima desfavorável têm sua vida reprodutiva reduzida devido às constantes degenerações testiculares causadas pelo clima quente”, enfatiza Neimar.

Isso explica porque os reprodutores taurinos produzem sêmen com qualidade na Central Bela Vista ao longo do ano, além de manter a longevidade produtiva. “Um dos exemplos típicos desse efeito favorável é o touro Bela Vista Tupã, de propriedade do criador Jovelino Mineiro. Aos 15 anos de vida, o touro ainda produz sêmen em abundância, sem nunca ter saído da Central”, destaca o gerente.

“O criador que tiver interesse em manter seus touros produzindo com muita qualidade e abundância deve trazer seus reprodutores para a Central bela Vista, onde o ótimo conforto térmico e a excelente alimentação permitirão longevidade produtivas aos seus animais”, finaliza Neimar Severo.

Mais informações sobre a Central Bela Vista podem ser obtidas pelo site www.centralbelavista.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Central Bela Vista

◄ Leia outras notícias