Publicado em: 25/10/2013 às 17:00hs
O evento reuniu prefeitos municipais e vice-prefeitos com os técnicos das Casas da Agricultura dos treze municípios que compõem a Regional. Na oportunidade, foram apresentados diversos projetos executados pela instituição.
Inicialmente, Carlos Hajime Kawatani, diretor técnico da CATI Regional Andradina, agradeceu a todos e destacou a importância dessas reuniões para o desenvolvimento municipal. “É a oportunidade que as autoridades têm de conhecer melhor os projetos direcionados ao agronegócio e sanar dúvidas. As ações do Microbacias II e os projetos das cadeias produtivas vão de encontro às necessidades dos produtores rurais e auxiliam as organizações rurais na comercialização da produção e no fortalecimento econômico e social das comunidades agrícolas”.
Em seguida, Kawatani fez uma explanação da situação do convênio Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento (Municipalização) dos treze municípios e enfatizou a deficiência de pessoal técnico e de apoio administrativo do quadro da CATI e a importância deste convênio de âmbito municipal para manter as atividades e os projetos das Casas da Agricultura.
“Apesar do convênio onde o município designa, em portaria, servidores para atuarem nas atividades agropecuárias, os mesmos são sobrecarregados por ordem de seus superiores. Eles desenvolvem atividades alheias ao que se propõe o convênio, comprometendo assim a efetividade dos trabalhos realizados pelas unidades. É de suma importância que o chefe maior do executivo municipal seja conhecedor das atividades desenvolvidas pelas Casas da Agricultura e compreenda a necessidade da exclusividade dos seus servidores em benefício das famílias rurais”, finaliza Kawatani.
Logo após, Josué Fermino dos Santos, assistente de planejamento da CATI Regional Andradina, apresentou o Microbacias II em suas linhas de ação: beneficiários e regras, limites de apoio por organizações, bens e serviços comunitários e individuais, fortalecimento da infraestrutura municipal, bem como os principais incentivos coletivos dos planos aprovados nas propostas da primeira chamada pública em âmbito estadual.
Finalizando, o engenheiro agrônomo João Marcos Corrêa Zuin, da Casa da Agricultura de Mirandópolis, fez a apresentação dos projetos das cadeias produtivas e os resultados já obtidos nos municípios.
Informações através do telefone (18) 3722-3468 ou e-mail edr.andradina@cati.sp.gov.br.
Fonte: CATI SP
◄ Leia outras notícias