Publicado em: 13/08/2014 às 09:40hs
Também foram apresentadas propostas para que o processo possa ocorrer sem prejudicar o setor produtivo, a economia e a população brasileira. Para o G7, medidas devem ser tomadas para evitar o monopólio da nova companhia que irá surgir a partir da aliança da ALL com a Rumo e que irá operar a chamada “Malha Sul, da antiga empresa estatal Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).
Pleitos – No documento protocolado no Cade, o grupo chama a atenção para a necessidade de segmentar as negociações por contratos de concessão no que se refere à ampliação de prazos, devoluções de trechos, obras compensatórias e cronogramas de investimentos. O G7 solicita outras providências como a modernização do trecho Desvio Ribas a Guarapuava e a reativação do trecho que vai de Maringá a Cianorte, com a inclusão de novo ramal para Campo Mourão, por exemplo. As entidades paranaenses solicitam ainda providências para aumentar a competitividade do transporte ferroviário e a participação dos usuários na consolidação das novas regras de funcionamento das concessões ferroviárias.
G7 - As entidades do setor produtivo paranaense que integram o G7 são a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Federação das Associações Empresariais e Comerciais do Estado do Paraná (Faciap).
Fonte: Ocepar
◄ Leia outras notícias