Publicado em: 06/11/2013 às 12:20hs
Segundo informe do banco, a mudança vai dar prioridade para o financiamento das operações simplificadas - àquelas em que o processo produtivo da máquina, ou equipamento, já esteja adiantado, ou finalizado, e quando já existe compromisso firme do cliente para a compra do bem.
De acordo com o BNDES, a partir de agora novas operações do PSI para aquisição de ônibus e caminhões e Máquinas e Equipamentos Rurais só podem ser realizadas pela modalidade de operação simplificada.
No caso de pedidos de financiamento desses bens que já tenham sido solicitados na modalidade convencional, o agente financeiro tem prazo até 13 de dezembro para encaminhar a solicitação de liberação ao BNDES. Esse também é o prazo para novos pedidos de financiamento para esse segmento. A nova data é uma extensão do prazo para pedidos de financiamento simplificado, que antes seria encerrado no dia 11 de novembro.
Na sexta-feira passada, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, já tinha dito, ao Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, que a demanda do setor pelo PSI é forte, especialmente nas áreas de caminhões, ônibus e Máquinas Agrícolas. Segundo Moan, no entanto, o programa esteve "meio paralisado" nos últimos dias, em razão da demanda muito forte.
Pelas regras em vigor, o programa acabaria no dia 31 de dezembro, o que estaria provocando uma corrida por financiamentos a juros baratos pelo setor Agrícola, para aquisição de Máquinas e Equipamentos. Na ocasião, o presidente da Anfavea disse que ouviu das autoridades - o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho - que o PSI voltaria rapidamente a funcionar "a todo vapor".
A modalidade convencional do PSI - que exclui pedidos de recursos para aquisição de ônibus e caminhões e Máquinas e Equipamentos Rurais - também teve alteração. O agente financeiro terá até 60 dias após a aprovação do BNDES, e não mais 180 dias, para apresentar ao banco o pedido de liberação dos recursos. Para essa modalidade, o prazo para apresentação dos pedidos de recursos continua sendo 11 de novembro.
Fonte: Canal do Produtor
◄ Leia outras notícias