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Balsas podem reduzir o custo de transporte à metade em Mato Grosso

Produtores de soja em Mato Grosso estão pensando na construção de uma rota de balsas ligando as regiões do norte do estado com o Rio Amazonas


Publicado em: 02/05/2012 às 11:10hs

Balsas podem reduzir o custo de transporte à metade em Mato Grosso

O caminho lógico para a operação de balsas seria sobre os Rios Teles Pires e Tapajós que se iniciam em Mato Grosso e terminam no rio Amazonas na cidade de Santarém no Pará. Já existem unidades de grãos no Porto de Santarém, que serão ampliadas para coincidir com a conclusão de uma estrada asfaltada do norte do Mato Grosso ainda este ano. Há alguns poucos barcos que atualmente transportam soja até o porto, mas eles percorrem todo a Amazônia no estado de Rondônia. Se a operação de barcaças for colocada em operação, isso representaria um fator importante para os mercados mundiais de soja produzida no estado.

Um grupo de agricultores de soja, conhecido como Pro-Logística, estima que o custo de transportar a soja do norte de Mato Grosso para os portos do sul do Brasil pode ser tão elevados quanto nos EUA, cerca US$ 120 por tonelada, mas com as balsas operando, o custo poderia ser reduzido para cerca de US$ 56 por tonelada. Para os agricultores de soja em Mato Grosso, isso representaria uma economia de R$ 1,9 bilhões por ano em custos de transporte.

Pouca soja é cultivada no norte do Mato Grosso por causa do alto custo do transporte até os portos no sul do Brasil. Com a operação de balsas no local, estima-se que 9 milhões de hectares de plantações (principalmente soja) possam ser cultivadas no estado sem desmatar qualquer nova área, apenas usando pastagens existentes. Na verdade, a maior parte da expansão da área plantada de soja no estado ao longo dos últimos anos tem sido a partir da conversão de pastagens degradadas para a produção de soja.

O custo total para o implantação de um sistema de balsas é de aproximadamente R$ 7 bilhões, mas que podem ser convertidos em economia de custos em apenas quatro anos. O Ministério dos Transportes já destinou R$ 2 bilhões para a construção de quatro eclusas no rio Tapajós, mas o grupo Pro-Logística quer o sistema operando até o norte do Mato Grosso. Atualmente, apenas 280 quilômetros são navegáveis ??e com todo o sistema em operação, haveria 1.400 quilômetros de rios navegáveis.

Atualmente, em todo o norte do Brasil, há apenas um bloqueio localizado no rio Tocantins. Se tudo saísse de acordo com os desejos do grupo Pro-Logística, os quatro eclusas no rio Tapajós estariam prontas em 2018 e todo o sistema operacional em 2025.

Segundo o deputado Dilmar Dal´Bosco (DEM), só com as hidrovias conseguiremos diminuir o tráfego de veículos pesados que é altamente poluente e perigoso.

Fonte: Cenário MT

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