Outros

Bahia mostra opções de investimentos a produtores do Paraná

Comitiva visita projeto de irrigação Salitre, Agrovale e Baixio de Irecê


Publicado em: 25/07/2012 às 08:40hs

Bahia mostra opções de investimentos a produtores do Paraná

“Muito proveitoso. A impressão é muito boa. Estamos vendo exemplos claros do que dá para fazer”, disse o diretor financeiro da Cooperativa Agrária Agroindustrial (Agrária), Arnaldo Stock, depois de conhecer o Projeto de Irrigação Salitre, em Juazeiro, e assistir a apresentação feita na manhã desta terça-feira (24), pelo assessor da superintendência da Codevasf, João Santana Tosta. “Ontem, (23), depois de visitar a sede da Embrapa Semiárido e a estação experimental, em Petrolina, nos reunimos e concordamos que as atividades do primeiro dia foram muito proveitosas”, revelou Stock, admirado com a estrutura de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, que conta com 75 pesquisadores. Ele disse ainda que “sentimos que há apoio técnico à agropecuária”.

O diretor financeiro da Agrária, uma das maiores e mais importantes cooperativas do Brasil, instalada no Paraná, coordena uma comitiva composta por 37 produtores paranaenses, que veio à Bahia a convite do secretário estadual da Agricultura (Seagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e do superintendente de Atração de Investimentos, Jairo Vaz, em fevereiro deste ano, quando os dirigentes da Seagri realizaram reuniões de trabalho no Paraná e apresentaram à diretoria e Conselho Administrativo da cooperativa as vantagens e oportunidades de investir no Estado.

“Estamos mostrando, in loco, aos produtores paranaenses o potencial produtivo e de irrigação, e as opções de investimentos na Bahia em culturas diversificadas, a exemplo da hortifruticultura e etanol”, explicou Eduardo Salles. O secretário disse que uma das prioridades do governo é agroindustrialização, e a intenção é que os produtores do Paraná venham investir na Bahia, na verticalização das culturas, agregando valor aos produtos e gerando empregos e renda. Além disso, Salles considera importante a contribuição que eles podem trazer para o Estado, disseminando o espírito cooperativo e do associativismo. 

Projeto Salitre

Situado no Norte do Estado, a 20 quilômetros de Juazeiro e à margem direita do Rio São Francisco, o Projeto Salitre, implantando pela Codevasf, tem 67 mil hectares de área total e 33 mil irrigáveis. A primeira fase do projeto está implantada em 5.099 hectares, com 255 produtores instalados em lotes de em média seis hectares. Mais de 60% da área da primeira fase está ocupada, e mais de 90% dos produtores são engenheiros agrônomos ou técnicos em Agronomia, e tem mais de sete anos de experiência em agricultura irrigada. Eles produzem manga, acerola, coco, goiaba, banana, limão tahiti, maracujá, mamão, melancia, melão, cebola, tomate, abóbora, mandioca, pimenta, pimentão, além da ovinocaprinocultura.

Na apresentação feita aos produtores paranaenses, João Santana Tosta disse que a segunda etapa do projeto, de 7.613 hectares, onde haverá áreas empresariais, deverá ser entregue em breve. A estação de bombeamento já está pronta, e a Codevasf está trabalhando no prolongamento do canal. Tosta informou que “aqui desenvolvemos tecnologias que já estão até sendo exportadas para fora do perímetro irrigado”, e destacou a infraestrutura do Estado para a exportação marítima e aérea, citando ainda a estrutura de apoio à comercialização. Após a apresentação, a comitiva percorreu áreas do distrito de irrigação, observando as estações de bombeamento, os canais e os lotes em produção. 

Agrovale

Ainda em Juazeiro, os produtores paranaenses visitaram a Agro Indústria do Vale São Francisco (Agrovale), onde foram recebidos pelo superintendente de produção, Leozildo Pedrosa, e pelo gerente financeiro, Frederico Brito, que explicaram o funcionamento da empresa. O grupo percorreu parte da área irrigada e do parque industrial, onde são processadas anualmente cerca de 1,3 milhão de toneladas de cana-de-açúcar.

Inaugurada há 40 anos, a Agrovale possui 16,5 mil hectares de cana totalmente irrigados, e gera 3,8 mil empregos diretos. Além de produzir açúcar e etanol, a indústria hidroliza o bagaço de cana para alimentação animal, e transforma parte do subproduto em energia limpa e adubo orgânico.

Baixio de Irecê


Nesta quarta-feira (25), a comitiva paranaense, acompanhada pelo secretário Eduardo Salles e pelo superintendente Jairo Vaz, vai conhecer o projeto Baixio de Irecê, outra área do Estado que oferece boas condições para investimentos. Em implantação pela Codevasf e localizado na região do médio São Francisco, a cerca de 500 quilômetros de Salvador, o projeto abrange os municípios de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e Sento Sé, no Território de Identidade de Irecê.

A Cooperativa

Fundada há 60 anos, por imigrantes do Sul da Alemanha que chegaram ao Brasil em 1951, a Cooperativa Agrária Agroindustrial conta hoje com 550 cooperados, 1,2 mil colaboradores diretos e três mil indiretos. Num exemplo bem sucedido de crédito fundiário, as 500 famílias de imigrantes se estabeleceram em 22 mil hectares, transformados, seis décadas depois, em 120 mil hectares de plantio.

Nos anos 60, algumas famílias voltaram para a Alemanha e outras preferiram tentar se estabelecer em outras cidades brasileiras. Os que ficaram investiram, e nos anos 70 iniciaram o processo de agroindustrialização, implantando um moinho de trigo, avançando nos anos 80 para a instalação de uma maltaria, que é hoje a 11ª do mundo. Nos anos 90, a cooperativa implantou uma fábrica de ração, e também passou a industrializar a soja, produzindo óleo.

A cooperativa produz hoje 140 mil toneladas/ano de farinha de trigo; 160 mil toneladas/ano de ração; 500 mil toneladas/ano de óleo, e 240 mil toneladas/ano de malte. O faturamento anual é da ordem de R$ 1,2 bilhão, devendo em 2012 alcançar a marca de R$ 1,6 bilhão. “De 1999 para cá estabelecemos a profissionalização da gestão e hoje a cooperativa está entre as maiores do Brasil”, afirma Jorge Karl. De acordo com ele, 95% dos cooperados são originários do grupo que chegou ao Brasil em 1951, seus filhos e netos.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias