Publicado em: 18/11/2025 às 11:08hs
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, garantiu nesta segunda-feira (17) que o Brasil está pronto para assinar, em breve, o aguardado acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE). O anúncio foi feito durante entrevista coletiva concedida em Belém (PA), onde ocorre a COP30.
A expectativa pela finalização do acordo foi corroborada pelo chanceler brasileiro. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que "as negociações já foram encerradas".
A declaração de Vieira reforça que as discussões técnicas e políticas entre os blocos chegaram ao fim, pavimentando o caminho para a etapa final do processo: a assinatura oficial do tratado, que promete reconfigurar as relações comerciais internacionais.
Segundo as autoridades brasileiras, o momento da assinatura é uma questão de tempo e depende do avanço do debate dentro do bloco europeu.
O vice-presidente Alckmin e o ministro Mauro Vieira destacaram que o ato formal da assinatura deve ocorrer assim que o debate sobre o tema for concluído no Conselho Europeu.
O acordo, que tem potencial para criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, é visto como crucial para a expansão das exportações brasileiras, especialmente no agronegócio e setor industrial.
O anúncio, feito no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), ressalta o papel de liderança do Brasil tanto na agenda ambiental quanto na econômica.
A presença do vice-presidente e do chanceler na conferência demonstra a prioridade do governo em finalizar o tratado, utilizando o palco internacional para reafirmar o compromisso brasileiro com o comércio global.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias