Governo

Temer lidera missão oficial a Omã

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é uma das organizadoras da visita ao país, um dos mais prósperos da região do Golfo Arábico e importante parceiro comercial do Brasil


Publicado em: 28/03/2013 às 09:10hs

Temer lidera missão oficial a Omã

O vice-presidente da República, Michel Temer, irá liderar, entre os dias 31 de março e 2 de abril, uma missão brasileira oficial a Omã, um dos 22 países da Liga Árabe. A comitiva que acompanhará a autoridade será formada, também, por representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, entre eles o presidente da instituição, Marcelo Sallum, e o secretário-geral, Michel Alaby, que já seguem amanhã para o país árabe.

Temer, que é descendente de libaneses, foi o homenageado durante jantar comemorativo ao Dia Nacional da Comunidade Árabe, oferecido na última segunda-feira, dia 25, também pela Câmara Árabe, que, juntamente com a Vice-Presidência da República e o Itamaraty, é organizadora da viagem a Omã.

No país, que conta com uma unidade da Companhia Vale do Rio Doce, o Porto de Sohar é de fundamental importância para o comércio exterior e logística. “Dentro do grupo de países que compõem a Liga Árabe, Omã está entre os quatro principais destinos das exportações brasileiras. Acreditamos que essa missão vai contribuir para a consolidação e a evolução dessa relação comercial bilateral, que já é muito saudável, entre os dois países”, afirmou Alaby.

As exportações brasileiras para Omã cresceram 35% em 2012. Considerando o todo dos países da liga, o comércio com o Brasil foi recorde no último ano, com a corrente comercial (exportações mais importações) alcançando um aumento de 3,24% e tendo as exportações brasileiras puxadas, principalmente, pelo agronegócio.

Omã é um país pacífico e, da região do Golfo da Arábia, um dos mais prósperos economicamente. Entre os produtos exportados, destacam-se os da categoria “minérios, escórias e cinzas”, que estão no topo da lista de exportação, representando 80% do total exportado e apresentando aumento de 42% em relação ao ano anterior.

O segmento de “máquinas e suas partes” também demonstrou crescimento relevante de 75% comparado ao período anterior. O bom desempenho foi alavancado por máquinas agrícolas e da construção civil. Outro desempenho de destaque é o de “carnes e miudezas, comestíveis”, que cresceu 12,59% e atualmente ocupa o segundo lugar no ranking de exportações brasileiras para Omã, puxado pela exportação de frango brasileiro.

A base da economia é formada por petróleo, gás natural, cobre, peixes, agricultura e turismo. Com quase 310 mil quilômetros quadrados de área e tendo a cidade de Mascate como capital, conta com uma população total de mais de 3,3 milhões de pessoas, incluindo estrangeiros e residentes.
 
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.

Fonte: A4 Comunicação

◄ Leia outras notícias